Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Centro de Informática recebe menção honrosa na final mundial de campeonato de programação competitiva no Azerbaijão
Asset Publisher Asset Publisher
Centro de Informática recebe menção honrosa na final mundial de campeonato de programação competitiva no Azerbaijão
O International Collegiate Programming Contest (ICPC) 2025 ocorreu de 31 de agosto a 5 de setembro

O Centro de Informática (CIn) da UFPE encerrou a participação na final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC) 2025 com o recebimento de Menção Honrosa. O evento aconteceu de 31 de agosto a 5 de setembro, em Baku, capital do Azerbaijão, reunindo equipes de universidades de todo o mundo. No ciclo competitivo de 2024-2025, a UFPE esteve representada nas Finais Mundiais pelo time “tamo las4”, formado pelos estudantes Gabriel Meireles, Pedro Queiroz e Sarah Melo, integrantes do MaratonaCIn. Eles foram treinados pelo professor Gustavo Carvalho junto aos co-treinadores Leonardo Silva e Tiago Gonçalves.
No ciclo competitivo 2024-2025, participaram 24.371 times, de 3.424 universidades (103 países). Desses, somente 140 times chegaram nas Finais Mundiais; cerca de 0,5%. Essa foi a décima sétima participação do CIn em Finais Mundiais do ICPC. O time da UFPE recebeu a Menção Honrosa, resolvendo 5 dos 12 problemas propostos, assim como outras instituições renomadas, como Duke University e Purdue University. O professor Gustavo Carvalho comemora os resultados: “Essa conquista reforça a qualidade da nossa formação, formando profissionais de classe mundial!”.
Sobre o ICPC
O International Collegiate Programming Contest (ICPC) é uma competição de programação multinível, baseada em equipes. A competição envolve uma rede global de universidades que organizam competições regionais que levam as equipes às Finais Mundiais do ICPC. Atualmente, somam-se mais de 3 mil universidades de mais de 103 países em seis continentes participantes. A competição estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a inovação na construção de novos programas de software, além de permitir que os alunos testem sua capacidade de trabalhar sob pressão. É a competição de programação mais antiga e prestigiada do mundo.
Sobre o MaratonaCIn
MaratonaCIn é o grupo de programação competitiva do Centro de Informática da UFPE, cujo principal foco é preparar alunos para participar de desafios de programação competitiva, como a Maratona de Programação (campeonato nacional de programação competitiva) e o International Collegiate Programming Contest (ICPC), que é a competição de programação de maior prestígio no mundo. O time tem uma grande tradição nestas competições, sendo o maior campeão no país, com 10 títulos nacionais, um título latino-americano na final mundial, além de uma grande quantidade de medalhas.
Sobre o CIn
Com mais de cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com quatro cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Inteligência Artificial e Sistema de Informação – o centro contribui ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.