Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Bem Viver celebra a força e a cultura das mulheres indígenas
Asset Publisher Asset Publisher
Bem Viver celebra a força e a cultura das mulheres indígenas
Além do Bem Viver, a programação da TVU traz ainda episódios dos programas Opinião Pernambuco e Univerciência
A TV Universitária exibe nesta terça-feira (27), às 18h, um episódio do programa Bem Viver que celebra a força e a cultura das mulheres indígenas a partir de uma conversa com Auritha Tabajara. Primeira cordelista indígena do Brasil, Auritha é vencedora do Prêmio Jabuti e autora de obras como “A árvore do caju” e “Coração na aldeia, pés no mundo”.
O programa traz ainda matérias sobre o legado de J. Borges, patrimônio vivo que levou a cultura nordestina para o mundo a partir do cordel e da xilogravura; a história inspiradora de uma vila na China que se revitalizou a partir do cultivo da lavanda; e um coletivo de mulheres do Paraná que encontrou na arte das arpilleiras uma forma de independência financeira e expressão. E no quadro Comida de Verdade, a chef Gema Sotto apresenta uma receita de tapioca gelada.
Além do Bem Viver, confira abaixo outros destaques da programação da TVU:
Na quarta-feira (28), às 13h30, o Opinião Pernambuco discute de que modo a forma como uma cidade cresce e se organiza impacta a qualidade de vida de quem vive nela. No Recife, por exemplo, a nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo redefine regras importantes para o desenvolvimento urbano da capital. A mudança tem gerado debates, críticas e elogios, especialmente sobre seus efeitos no planejamento urbano, na habitação e no meio ambiente. O Opinião Pernambuco é apresentado pela jornalista Ariana Pacheco e tem reapresentação às 21h.
Também nesta quarta-feira (28), às 18h, o Univerciência apresenta mais uma série de matérias que buscam ampliar a visibilidade da ciência no Nordeste. Destaque para pesquisa realizada por cientistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) envolvendo uma vértebra pertencente a um Dilofossauro. O fóssil, encontrado no Sertão do estado, pode ser o osso de dinossauro mais antigo já encontrado no Nordeste. Tem mais: pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Itapetinga, desenvolvem estudo que busca identificar fraudes no mel comercializado em feiras livres da cidade baiana; no Rio Grande do Norte, pesquisa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró, pretende fortalecer a cultura cajueira a partir da criação de clones melhorados do caju; e, no Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, pesquisadores desenvolvem estudos de monitoramento do ambiente marinho.
A programação da TVU pode ser assistida pelo canal 11.1, a partir do aplicativo TVUPlay e também pelo site da emissora. No caso do Opinião Pernambuco, as entrevistas também ficam disponíveis no canal da emissora no YouTube e nos principais tocadores de podcast.