Todas as Notícias
Asset Publisher Asset Publisher
Nariz eletrônico inteligente é capaz de identificar presença de metanol em bebidas em até um minuto
A tecnologia desenvolvida no Centro de Informática (CIn) da UFPE com Inteligência Artificial está em demonstração na Arena de Inovação do REC’n’Play

O Centro de Informática (CIn) da UFPE, apresenta um nariz eletrônico inteligente capaz de identificar a presença de metanol em bebidas alcoólicas utilizando Inteligência Artificial (IA). A tecnologia está em demonstração na Arena de Inovação do REC’n’Play 2025 até 18 de outubro, das 10h às 19h. O nariz eletrônico inteligente é capaz de identificar odores relativos a tipos de alimentos, bebidas, drogas, contaminantes do ar, fungos, bactérias e até doenças em até um minuto. O desenvolvimento do dispositivo é coordenado pelo professor Leandro Almeida, do CIn e está em testes em algumas empresas.
O nariz eletrônico inteligente pode ser aplicado a diversos segmentos, como o controle de qualidade de alimentos, segurança, qualidade do ar e diagnóstico de doenças. Além da coordenação do docente do CIn, o projeto foi desenvolvido no grupo de pesquisa CIn.AI, grupo de pesquisa em Inteligência Artificial do Centro, considerado pioneiro em IA, em atividade desde a década de 1970. A pesquisa tem parceria com o Centro Regional de Ciência Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o Departamento de Micologia (UFPE) e a startup e.Aí Tecnologias Inteligentes.
O dispositivo foi criado para detectar e reconhecer padrões de cheiros de forma automatizada, por meio de um conjunto de mais de dez sensores associados a métodos avançados de inteligência artificial. Seu objetivo é elevar e garantir os padrões de qualidade nas análises de odores, a partir da IA, oferecendo portabilidade, conectividade e velocidade nos resultados, e promovendo melhorias para a saúde. Os resultados dos experimentos realizados ao longo do desenvolvimento da tecnologia foram publicados, apontando para excelentes taxas de precisão na análise de cultura de fungos e bactérias.
O desenvolvimento e aprimoramento do nariz eletrônico inteligente conta com o suporte da Facepe e do CNPq, além da experiência e relevância dos estudos em IA realizados pelo CIn.AI e pelo professor Leandro Almeida. Coordenador do projeto, Leandro já desenvolveu outras soluções inteligentes voltadas para resolver problemas da saúde, como soluções robóticas para desinfecção de ambientes com a utilização de UV-C.
Sobre o CIn
Com mais de cinco décadas de trajetória, o Centro de Informática (CIn) da UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com quatro cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Inteligência Artificial e Sistema de Informação – o centro contribui ao longo dos anos com a formação de mais de 2.300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.
Sobre o CIn.AI
O CIn.AI é pioneiro na área de Inteligência Artificial no país, iniciando suas atividades em meados da década de 70. Pesquisadores do CIn.AI foram premiados em diversos eventos nacionais e internacionais e estão entre os mais produtivos do Brasil.
*Foto de Laura Oliveira/Ascom CIn-UFPE