Evento foi prestigiado por autoridades e pela comunidade hospitalar no lotado anfiteatro 1
A celebração pelos 46 anos da fundação do Hospital das Clínicas da UFPE contou com grande participação da comunidade hospitalar e de autoridades políticas e da gestão da saúde estadual e municipal, na manhã desta sexta-feira (17), no anfiteatro 1. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
No evento, foram apresentadas as reformas das enfermarias do 11º andar e dos ambulatórios do 4º andar (Bloco F), a nova marca do HC-UFPE, homenagens do Programa “Reconhecer e Valorizar” aos colaboradores e equipes mais elogiados na Ouvidoria do HC e homenagens do Programa de Valorização ao Pesquisador aos serviços que mais se destacaram na realização de pesquisas científicas no período entre 2023 e 2025. O evento foi aberto com a apresentação do estudante do curso de bacharelado em Música na UFPE e bolsista do Programa de Apoio à Cultura, Antony Rafael, que apresentou peças do violão brasileiro.
“Mais do que um hospital, o HC é uma ideia que atravessa o tempo como um fruto do comprometimento das pessoas que construíram e constroem essa história. Cada centavo investido aqui representa o compromisso com um HC mais seguro, mais moderno e mais humano”, comentou o superintendente do HC, Filipe Carrilho, na cerimônia de abertura.
Para o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, o “clima institucional do HC hoje é fantástico”. O gestor prosseguiu: “Esse conjunto de mudanças é resultado de uma boa articulação que mobiliza as pessoas em prol da reestruturação ampla do HC”, destacou Gomes, agradecendo ao empenho de todos os profissionais do hospital envolvidos nos mutirões sistemáticos realizados aos sábados para a redução de filas.
Representando a presidência da Ebserh, o diretor de Tecnologia da Informação da estatal, Giliate Coelho Neto, destacou a importância do HC para a rede de hospitais universitários federais e para o SUS. “O HC está na vanguarda da pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico dentro da Rede Ebserh. Ideias desenvolvidas aqui servem de modelo para a Rede”, afirmou o gestor, que adiantou algumas inovações da 11ª versão do aplicativo de gestão hospitalar AGHU e outras novidades relacionadas à inovação.
O senador Humberto Costa relembrou o tempo como estudante e residente de medicina no HC-UFPE e enalteceu a instituição. “Ao longo do tempo, o HC tem cumprido um papel extremamente importante para o SUS, o maior sistema público de saúde do mundo”, disse o político, citando a importância que os hospitais universitários federais, como o HC, têm desempenhado no programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que está “atacando o gargalo do acesso da população a serviços de média e alta complexidade”, segundo o senador.
Também compuseram o dispositivo de abertura do evento, o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo; a diretora de Monitoramento e Avaliação da Gestão SUS, Jéssika de Araújo e Silva, representando o Governo do Estado; e a secretária executiva de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde, Andreza Barkokebas, representando a prefeitura do Recife.
Homenagens aos colaboradores
Os 290 colaboradores elogiados nas plataformas disponibilizadas pela Ouvidoria do HC foram homenageados pelo Programa Reconhecer e Valorizar com os seus nomes exibidos em lista no telão. O Programa é uma parceria da Ouvidoria e da Divisão de Gestão de Pessoas e teve a sua página no site do HC (onde consta o mural de elogios) divulgada durante o evento. A profissional de Educação Física do HC, Bárbara Amaral, a colaboradora que recebeu mais menções, representou a todos ao receber o certificado.
Também foram homenageadas as equipes mais elogiadas: Setor de Infraestrutura Física; Ouvidoria; Unidade de Diagnósticos Especializados; Unidade de Clínica Médica; Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia; Unidade de Planejamento e Dimensionamento de Estoques; e Unidade de Saúde Mental.
As indicações de ambas as categorias foram feitas por colaboradores, residentes e usuários dos serviços do HC.
Em outro momento marcante do evento, o vídeo da auxiliar de serviços gerais da Unidade Multiprofissional, Marluce Mendes de Queiroz, relatando a sua entrada e trajetória no HC emocionou a plateia, que a aplaudiu de pé calorosamente.
Homenagens aos pesquisadores
Em iniciativa que integra o Programa de Valorização do Pesquisador do HC, vários setores receberam a premiação da Gerência de Ensino e Pesquisa pela relevância no desenvolvimento de inúmeras pesquisas científicas realizada no HC.
Na categoria “Aqui se faz pesquisa”, os representantes dos serviços com o maior número de projetos de pesquisa em andamento receberam os certificados: Alergia e Imunologia (Adriana Azoubel); Gastroenterologia (Edmundo Lopes); Nefrologia (Ana Paula Gueiros); Obstetrícia (Aline Maranhão); e Reumatologia (Angela Duarte).
Na categoria “Aqui se produz conhecimento”, o prêmio aos representantes dos serviços que mais contribuíram com a produção científica institucional: Cardiologia (Viviane de Paula); Nefrologia (Ana Paula Gueiros); Neurologia (Clélia Franco); Reumatologia (Angela Duarte); e Serviço de Diagnóstico por Imagem (Felipe Mourato).
Uma nova marca
A nova marca do HC reflete conceitos de inovação e transformação, representando o atual momento do hospital. Foi desenvolvida pela equipe da Diretoria de Comunicação da UFPE a pedido do Colegiado Executivo do HC. A partir dela, foi criado um Manual de Identidade Visual, documento que apresenta um conjunto de recomendações e especificações para a utilização da marca, com o objetivo de preservar suas propriedades visuais para facilitar o correto uso e identificação.
“A nova marca traduz o momento atual do HC (de modernização e inovação) ao mesmo tempo em que traz elementos do brasão da UFPE”, explicou o diretor de Comunicação da UFPE, Rômulo Pinto, sobre o processo de criação da marca.
A paciente da Hemodiálise do HC, Jammily Vitória Lourenço de Oliveira, representou os usuários e usuárias do HC para entrega da bandeira com a nova marca do hospital para ser colocada no porta-bandeira, ao lado dos pavilhões do Brasil, de Pernambuco, do SUS, da Ebserh e da UFPE.
“Sempre fui bem recebida e bem acolhida por todos aqui no HC. Conheci profissionais dedicados e maravilhosos que terão sempre a minha gratidão. O SUS salva vidas”, relatou, emocionada, a paciente, que agradeceu a oportunidade de fazer parte desse momento.
Após esse momento, houve o corte do bolo seguido de coffee break. Logo na sequência, os convidados foram visitar as novas instalações das enfermarias do 11º andar e dos ambulatórios do 4º andar (bloco F), que passaram por reformas que proporcionarão maior conforto e bem-estar aos pacientes e seus acompanhantes e aos colaboradores do HC.
Canteiro de obras
O HC tem passado por uma série de melhorias, incluindo um conjunto de obras estruturais financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As instalações foram oficialmente inauguradas dotadas com o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCIP), o retrofit das instalações elétricas e melhorias diversas, como a substituição do piso e do forro, pintura, implantação de climatização e requalificação das salas administrativas, dos repousos e do posto de enfermagem. Esse mesmo padrão de reforma será aplicado a todo o hospital.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE