Abertas inscrições para candidatos a reitor da UFPE

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Estão abertas de hoje (11) até a próxima sexta-feira (18) as inscrições de candidatos ao cargo de reitor no processo de consulta acadêmica para escolha dos novos reitor e vice-reitor da UFPE. A Comissão Eleitoral, que conduz o processo, divulgou as Instruções Normativas nºs 01/2011 e 02/2011, que fixa o calendário da consulta e que regulamenta o processo, com todas as regras referentes ao pleito, respectivamente. A consulta à comunidade acontecerá no dia 26 de abril, das 9h às 21h, nos três campi da Universidade, e, no caso de nenhum candidato obter a maioria dos votos válidos entre todos os votantes, haverá nova consulta no dia 05 de maio, com os dois candidatos mais votados.

A eleição será na chapa de reitor e vice-reitor, não havendo mais votação separada para cada cargo. O Conselho Universitário vai encaminhar ao Ministério da Educação, após receber o relatório da consulta elaborado pela Comissão Eleitoral, uma lista tríplice a ser encabeçada pelo mais votado pela comunidade acadêmica e mais dois nomes da escolha deste candidato.

De acordo com o calendário, no dia 21 deste mês, haverá reunião da Comissão Eleitoral para analisar os requerimentos das candidaturas. Entre os requisitos para a inscrição estão: ser professor titular, associado ou adjunto 4 ou doutor, integrante do quadro permanente da UFPE, em efetivo exercício, sob o regime de trabalho integral - 40 horas - ou dedicação exclusiva.

Os candidatos deverão protocolar, na Sala da Comissão Eleitoral (sala 242, do 1º andar do prédio da Reitoria), no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, requerimento dirigido à Comissão solicitando a inscrição das candidaturas a reitor e a vice, e juntando ao requerimento currículo vitae na plataforma Lattes atualizado, programa de trabalho para o quadriênio 2011-2015, declaração do departamento sobre seu exercício funcional e uma fotografia em arquivo digital para ser incluída no processo de votação.

A partir do dia 24, terá início a propaganda eleitoral dos candidatos registrados. Os integrantes das mesas receptores serão escolhidos pela Comissão Eleitoral após indicação a ser feita pelos centros, departamentos ou órgãos suplementares. Haverá treinamento dos mesários no Tribunal Regional Eleitoral, que vai ceder as urnas eletrônicas para o pleito, de 12 a 20 de abril.

Poderão votar docentes integrantes das carreiras de magistério superior e de ensino de 1º e 2º graus do quadro permanente, em efetivo exercício; servidores técnico-administrativos integrantes do quadro permanente, em efetivo exercício; e estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu e no Programa de Residência do Hospital das Clínicas. Cada um dos grupos representa 1/3 do total de votos válidos. A divulgação da lista de eleitores aptos a votar será divulgada até o dia 1º de abril, em quadros de aviso da Reitoria e no site da UFPE - www.ufpe.br .

Haverá seções eleitorais com urnas eletrônicas distintas para cada segmento da comunidade universitária, distribuídas nos centros, Reitoria, órgãos suplementares, Biblioteca Central e no Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU). Para votar, o eleitor deverá apresentar documento de identificação com foto (identidade, motorista, estudante ou crachá funcional expedido pela UFPE). A apuração dos votos acontecerá após o encerramento da votação, às 21h. Caso não haja segundo turno, o prazo final para envio do Relatório Final da consulta pela Comissão Eleitoral ao Colégio Eleitoral Especial será 29 de abril. No caso de haver segundo turno, o Relatório Final será apresentado no dia 09 de maio.

Calendário da consulta à comunidade da UFPE

11.03 - Abertura da inscrição dos candidatos
18.03 - Encerramento do período de inscrição dos candidatos
21.03 - Reunião da Comissão Eleitoral para analisar os requerimentos das
candidaturas
23.03 - Fim do prazo para impugnação de candidaturas
24.03 - Início da propaganda eleitoral dos candidatos registrados
28.03 - Envio ao TRE da documentação para a eleição em 1º turno
01.04 - Divulgação da relação dos eleitores aptos a votar
07.04 - Fim do prazo para impugnação de eleitor
08.04 - Reunião da Comissão para analisar impugnação de eleitor
08.04 - Data final para designação dos mesários pelos Centros
11.04 - Fim do prazo para impugnar a designação de mesários
12.04 - Início do treinamento dos mesários no TRE
18.04 - Fim do prazo para indicação de delegados pelos candidatos
18.04 - Fim do prazo para indicação do técnico de informática por cada
candidato para fiscalização do programa de apuração
20.04 - Conclusão do treinamento dos mesários no TRE
20.04 - Preparação das urnas eletrônicas pelo TRE para o 1º turno
25.04 - Fim do prazo para credenciamento de fiscais
26.04 - Realização da consulta em 1º turno e apuração
26.04 - Divulgação dos resultados da primeira consulta
29.04 - Envio ao TRE da documentação para a eleição em 2º turno
29.04 - Fim do prazo para recurso à Comissão Eleitoral do 1º turno
01.05 - Preparação das urnas eletrônicas pelo TRE para o 2º turno
05.05 - Realização da consulta em 2º turno e apuração
05.05 - Divulgação dos resultados da segunda consulta
09.05 - Fim do prazo para recurso à Comissão Eleitoral do 2º turno
09.05 - Elaboração do Relatório Final da consulta e envio ao Colégio
Eleitoral Especial

Documentos para download:

Instrução Normativa 02 2011- Regulamento Eleitoral
Instrução Normativa 01 2011 - Calendário Eleição Reitor

Mais informações
Presidente da Comissão Eleitoral
Professor Ivanildo Figueiredo
(81) 2126.7856

 

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