ENGENHARIA BIOMÉDICA

 


Resultado da Seleção do Brafite-2012

http://www.eb.ufpe.br/novidades.php

 


 

 

Edital de Seleção Brafitec-2012

 

Veja em Novidades o edital Brafitec - 2012, para a seleção de estudantes de intercâmbio Brasil/França

http://www.eb.ufpe.br/novidades.php

 

 


 

 

 

 

Edital de Pós Graduação em Engenharia Biomédica

Veja o edital em: 

www.ufpe.br/ctg 

 

 

Participe !!!

 

 

 

 


 


 

A Engenharia Biomédica é uma área multidisciplinar que associa os princípios das ciências exatas com os da saúde, objetivando desenvolver tecnologias inovadoras aplicadas à prevenção, diagnóstico e terapia de doenças, bem como na monitoração de parâmetros fisiológicos em centros cirúrgicos e em unidades de tratamento intensivo.

  Na Universidade Federal de Pernambuco, o curso de Engenharia Biomédica é ministrado nos diversos Centros da Universidade, o que possibilita aos estudantes um convívio com professores e alunos de áreas afins.

  As disciplinas do ciclo básico associam o perfil dos cursos de engenharia, em particular o de Engenharia Eletrônica, com conteúdos básicos de anatomia, fisiologia, dentre outras disciplinas sobre funcionamento do corpo humano.

  Ao ingressar no Ciclo Profissional, o futuro Engenheiro pode direcionar sua formação para uma das quatro grandes áreas de atuação da Engenharia Biomédico, a saber:

  1. Bioengenharia: voltada à pesquisa básica e aplicada, estudando, por exemplo, o funcionamento de neurônios e células cardíacas com o auxílio de modelos matemáticos e simulações;
  2. Engenharia de Reabilitação: objetivando desenvolver sistemas eletrônicos e mecânicos que melhorem as condições de vida de deficientes;
  3. Engenharia Médica: direcionada ao estudo, projeto e execução de instrumentação (principalmente eletrônica), sensores, próteses, etc., para a área médica;
  4. Engenharia Clínica ou Hospitalar: voltada às atividades de certificação e ensaios de equipamentos médicos e atividades em hospitais, abrangendo projeto, adequação e execução de instalações, assessoria em processos de tomada de decisão na aquisição de equipamentos, treinamento e orientação de equipes de manutenção.

  Em vista da necessidade de profissionais para atender o pólo médico do Recife, um dos maiores e mais diversificados do país, este curso tem como foco principal a formação na área de Engenharia Clínica.

  A UFPE foi a primeira universidade pública do Brasil a implantar Engenharia Biomédica ao nível de graduação, resultado de um convênio com a Universidade de Tecnologia da cidade de Compiègne - UTC, na França. Esta parceria existe desde a criação do curso, há 6 (seis) anos. Como resultado deste convênio, estudantes do Ciclo Profissional da UFPE são selecionados todos os anos para cursar um ano na UTC. Além de disciplinas cursadas naquela Universidade, os selecionados passam seis meses em uma indústria sediada na França. O acordo visa ampliar as possibilidades de interação de estudantes e professores das duas universidades (UFPE e UTC) e de formação diferenciada de engenheiros com experiência em dois continentes.

Áreas de Atuação do Engenheiro Biomédico:

  O Engenheiro Biomédico pode atuar nas seguintes áreas: Tecnologia Assistiva, Laser, Ressonância Magnética, Órgãos Artificiais, Biossensores, Instrumentação Médico-hospitalar, Aquisição e Processamento de Sinais Biológicos e Imagens Médicas, Telemedicina, Biomateriais, Técnicas de Diagnóstico e Tratamento, Processos de Desinfecção e Esterilização, Desenvolvimento de Equipamentos médico-hospitalares, Calibração, Aferição e Manutenção desses Equipamentos, Gestão e Racionalização de Recursos, entre outros.

Nosso curso | Perfil Curricular | Corpo docente | Nossos estudantes | Atividades | Contato | English text
Engenharia Biomédica UFPE
Fazbrick.com