A UFPE e, em especial, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva lamentam com pesar o falecimento da professora aposentada Maria da Conceição Diniz Pereira de Lyra. Ela tinha 79 anos e faleceu ontem (segunda, 15) pela manhã. Velório e sepultamento ocorrem hoje (terça, 16), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.
Desde 1976, Maria da Conceição atuava como professora no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva. Ela criou e liderava o Laboratório de Comunicação e Linguagem na Primeira Infância (Labcom), voltado para estudos sobre processos/aspectos dinâmicos do desenvolvimento no início da vida, mantendo, sobre este tema, diversas interações. Desde 2011, desenvolvia estudos sobre desenvolvimento inserido na cultura, o que transformou o LabCom no Laboratório de Estudos do Desenvolvimento na Cultura: Comunicação e Práticas Sociais.
“O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, com seu corpo docente e discente, sentirá muito a sua falta e homenagearão sua grande contribuição para a área e para a Universidade”, informa nota de pesar do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva.