Departamento de Economia

Notícias Notícias

Voltar

Diário de Pernambuco - Dia de chuva provoca medo e transtornos

Dia de chuva provoca medo e transtornos 

Vida urbana 

Página 10

Dia de chuva provoca medo e transtornos 

O grande volume de chuvas que caiu durante a madrugada e o dia de ontem fez com que os problemas já conhecidos voltassem a ocorrer

Desmoronamentos, alagamentos, medo e uma criança ferida em Jaboatão dos Guararapes. O saldo de um novo dia de chuvas intensas na Região Metropolitana do Recife foi a repetição de acontecimentos que já são conhecidos pela população. De acordo com a Defesa Civil de Jaboatão, foi registrado o caso de uma criança que, após um deslizamento de barreira, teve algumas escoriações leves e recebeu atendimento.

Em Camaragibe, dois deslizamentos de barreira atingiram casas da comunidade do Córrego da Esperança, no bairro do Timbi. Vídeos gravados por moradores mostram que parte de uma das barreiras cedeu e atingiu a área de serviço de uma residência. Apesar do susto, não houve registro de feridos. Já as prefeituras de Olinda, Igarassu e Ipojuca informaram, por meio de notas, a suspensão das aulas das aulas das respectivas redes municipais de ensino. O mesmo aconteceu nas universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE), no Recife.

MEDO

Também no Recife, na Comunidade do Vietnã, a rotina de “fiscalizar” o volume de chuva voltou a ser realidade para a moradora Marta Teles, que reside em uma casa construída sobre o canal da localidade, situado na zona oeste da capital pernambucana. A apreensão e o medo da residência ceder permaneceu com ela durante quase toda a madrugada de ontem. “Pingou em todo canto. Fiquei doidinha. Fui dormir era umas 4h da manhã, pois foi muita água. Estava com medo de acontecer qualquer coisa, pois já estava pronta para pegar os animaizinhos e sair correndo de dentro”, relatou.

Marta Teles foi ouvida pela reportagem do Diario de Pernambuco há 10 dias, data em que a Prefeitura do Recife lançava a Ação Inverno de 2026, que prevê uma série de medidas para minimizar os problemas causados pela chuva. Entre as ações previstas na Ação Inverno estão a requalificação de seis canais da capital pernambucana, sendo o do Vietnã, que passa por debaixo da residência de Marta, um deles.

Outro medo dos moradores no período de chuva é com as redes de energia elétrica da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) que passam por cima das casas.

“Quando chove aqui, a gente não consegue nem dormir por conta dessa rede elétrica, pois ela faz muita zoada”, destacou Tânia. O medo de rompimento da rede durante as chuvas também tira o sono de quem vive na comunidade.

Data da última modificação: 06/04/2026, 08:44

Contato Contato

Secretaria DECON
(81)2126-8381
Chefia do Departamento de Economia
Chefe: Prof. Gustavo Ramos Sampaio

Subchefe do Departamento de Economia: Prof. Fernando de Mendonça Dias

(81)2126-8381
Coordenação da Graduação de Economia
Coordenador: Prof. Paulo Guilherme Moreira de Melo Filho

Vice-coordenador da Graduação de Economia: Prof. Rafael da Silva Vasconcelos

(81)2126-8380
Coordenação da Pós-graduação em Economia
Coordenadora: Profa. Tatiane Almeida de Menezes

Vice-coordenador da Pós-graduação em Economia: Prof. Rafael Coutinho Costa Lima

(81)2126-8378

Localização Localização