BACHARELADO

O Curso de Bacharelado em Geografia, criado em 04 de dezembro de 1950 pela Lei Federal n. 1254, tem como objetivo colocar no mercado de trabalho, profissionais para atuar como técnicos - pesquisadores e consultores - com conhecimento geográfico necessário para desenvolver trabalhos em equipes e individuais que contemplem o planejamento e a gestão geo-ambiental de territórios, capazes de dominar as dimensões política, social, econômica, cultural dos espaços e suas relações e mutações, em consonância com a realidade atual. A concepção do curso é guiada pela especificidade da experiência acumulada na UFPE, que garante na formação do profissional Bacharel em Geografia um componente vinculado à investigação científica.

Disciplinas do Ciclo Geral:

Fundamentos de Sociologia, Português Instrumental, Economia 1, Introdução à Ciência Geográfica, Introdução a Geografia Econômica do Mundo. Disciplinas do Ciclo Profissional Geomorfologia Estrutural, Climatologia Geral, Geografia da População, Elementos de Geologia e Petrografia, Classificações Climáticas, Hidrogeografia, Geografia Econômica do Mundo Atual, Geografia Física dos Continentes, Leitura de Cartas Geográficas, Geomorfologia Climática, Cartografia, Climatologia Zonal , Geografia dos Serviços, Geografia da Indústria, Geografia Agrária, do Mundo Tropical, Pesquisa Geográfica 1, Geografia Agrária, Estrutura e Comunicação do Trabalho Científico, Pedologia, Geomorfologia Dinâmica, Biogeografia Geral, Biogeografia Zonal, Geografia Regional do Brasil, Pesquisa Geográfica 2, Fundamentos de Planejamento Regional, Cartografia Temática, Orientação de Monografia (Geografia Humana ou Regional) ou Orientação de Monografia (Geografia Física).

Disciplinas Eletivas:

Métodos Quantitativos e Estatísticos em Geografia, Técnicas de Fotogrametria, Técnicas de Regionalização, Estudos Integrados do Meio Ambiente, Organização Interna do Espaço Urbano, Geomorfologia Litorânea, Sensoriamento Remoto, Teorias de Desenvolvimento e Ecologia, Planejamento Regional, Educação Ambiental, Foto-Interpretação, Gestão Geo-Ambiental, História do Pensamento Geográfico, Computação Aplicada à Geografia, Geografia Política, História Eonômica Geral 1, Estágio de Vivencia e Estágio Supervisionado entre outros de livre escolha.

Horário de funcionamento das aulas:

Tarde: 14:00 às 18:00 hs.
Noite: 18:50 às 22:10 hs.

Número de Vagas Total : 100 (divididas em dois turnos)

Carga Horária Plena: 2.370 horas

Carga Horária em disciplinas eletivas: 300 horas em disciplinas escolhidas

Duração: mínima 6 semestres e máxima 14 semestres.

LICENCIATURA

Visando adequar a formação de professores de Geografia à conjuntura econômico-social atual e, em função do processo de reformas curriculares resultados das mudanças ocorridas com a entrada em vigor da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n. 9394/96, propõe-se o Curso de Graduação - Licenciatura em Geografia, colocar no mercado de trabalho, profissionais para atuar no ensino fundamental e médio, com conhecimentos geográfico necessários e capazes de pesquisar e dominar as dimensões política, social, econômica, cultural, psicológica no processo ensino-aprendizagem em consonância com realidade atual.

A concepção do curso é guiada pela especificidade da experiência acumulada na UFPE, que garante na formação do profissional educador - geógrafo, um componente vinculado à investigação científica. Estrutura Geral do Curso.

Disciplinas do Ciclo Geral:

Introdução à Geografia, Introdução à Filosofia, Introdução à Educação, Introdução à Geomorfologia e Estrutura do Trabalho Científico.

Disciplinas do Cilho Profissional:

Geomorfologia Estrutural, Introdução a Climatologia, Geografia da População, Elementos de Geologia e Petrografia, Estrutura e Funcionamento do Ensino 3, Seminário Interdisciplinar, Classificações Climáticas, Hidrogeografia, Geografia Econômica, Prática de Ensino de Geografia 1, Geografia dos Continentes, Leitura de Cartas Geográficas, Psicologia da Educação 6, Didática 1, Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia, Geografia Agrária, Fundamentos de Pedologia e Edafologia, Psicologia da Educação 7, Geografia Urbana, Biogeografia, Geografia Regional do Brasil, Metodologia do Ensino de Geografia Humana, Geografia Regional do Nordeste, Vivência Escolar, Metodologia do Ensino de Geografia Física, Prática de Ensino de Geografia 2.

Disciplinas Eletivas:

Geografia de Pernambuco, Antropologia Cultural, Atividades Científicas e de Extensão, Ecologia, Dinâmicas de Educação Ambiental, Informática Aplicada ao Ensino de Geografia, Geografia Política, Projeto de Extensão 1, Projeto de Iniciação à Docência 1, Projeto de Iniciação Científica e Formação Econômica e Territorial do Brasil entre outras de livre escolha.

Horário de funcionamento das aulas:

Manhã: 08:00 às 12:00 hs.
Noite: 18:50 às 22:10 hs.

Número de Vagas Total : 80 (divididas em dois turnos)

Carga Horária Plena: 2.550 horas

Carga Horária em disciplinas eletivas: 570 horas em disciplinas escolhidas de acordo com as necessidades de aprofundamento em temas nas áreas de: Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais, Biológicas e Filosofia e/ou de outras áreas, desde que atendam aos interesses do professor de Geografia.

Duração: mínima 6 semestres e máxima 14 semestres.