Consulta à Comunidade 2023
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Competência:
I. organizar a consulta prévia à comunidade;
II. estabelecer o calendário da realização da consulta;
III. realizar a inscrição dos candidatos;
IV. indicar as mesas receptoras dos votos;
V. credenciar delegados e fiscais;
VI. realizar a apuração dos votos;
VII. adotar as providências necessárias à realização da consulta à comunidade universitária;
VIII. encaminhar relatório final com os resultados da consulta prévia à comunidade ao Presidente do Conselho Universitário.
INSTRUÇÕES NORMATIVAS DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
| Nº da Instrução Normativa | Ementa |
| Estabelece o calendário da consulta prévia à comunidade universitária para escolha de Reitor e Vice-Reitor para o quadriênio 2023-2027. | |
| Regulamenta o processo de consulta à comunidade universitária para elaboração das listas tríplices dos nomes para os cargos de Reitor e Vice-Reitor e dá outras providências. | |
| 03 | Regulamenta o processo de votação para os cargos de Reitor e Vice-Reitor e dá outras providências. |
Recomendações acerca da Propaganda Eleitoral e Prestação de Contas da Campanha
ATAS DAS REUNIÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
| Nº da Ata | Data da Reunião |
| 08/02/2023 | |
| 15/02/2023 | |
| 03 | 01/03/2023 |
| 04 | 08/03/2023 |
| 05 | 15/03/2023 |
| 06 | 22/03/2023 |
| 07 | 29/03/2023 |
| 08 | 05/04/2023 |
| (PROCLAMAÇÃO DE RESULTADO) | 13/04/2023 |
| 10 | 10/05/2023 |
PAUTAS DAS REUNIÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
| Nº da Reunião | Data |
| 08/02/2023 | |
| 15/02/2023 | |
| 03 | 01/03/2023 |
| 04 | 08/03/2023 |
| 05 | 15/03/2023 |
| 06 | 22/03/2023 |
| 07 | 29/03/2023 |
| 08 | 05/04/2023 |
RESOLUÇÕES DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO
| Nº da Resolução | Ementa |
| REGULAMENTA A CONSULTA PRÉVIA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS LISTAS TRÍPLICES PELO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PARA ESCOLHA DO REITOR E DO VICE-REITOR | |
| ALTERA O ART. 16 DA RESOLUÇÃO 03/2019 QUE REGULAMENTA A CONSULTA PRÉVIA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS LISTAS TRÍPLICES PELO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PARA A ESCOLHA DO REITOR E DO VICE-REITOR |
Mesários, consultem a escala abaixo para verificarem o local onde atuarão como mesários:
MANUAL DE TREINAMENTO DOS MESÁRIOS
Benefícios:
a. Docentes e Funcionários Técnico/administrativos: um (1) dia de folga pela atuação em cada jornada de 4h.
b. Alunos em geral: declaração de atividades complementares com carga horária de 20h.
| Nº | NOME | REPRESENTAÇÃO |
| 1 | Maria Elizabeth Varjal Medicis Pinto | CE (Presidente) |
| 2 | Raphael Guazzelli Valerio | CE - Suplente |
| 3 | Rodrigo Cezar Luna dos Santos | CAp (Vice-Presidente) |
| 4 | Fernanda Cristina Puça França | CAp - Suplente |
| 5 | Jair de Lima Bezerra | CTG - Titular |
| 6 | Antônio Marques da Costa Soares Júnior | CTG - Suplente |
| 7 | Leucio Duarte Vieira Filho | CB - Titular |
| 8 | Patrícia Maria Guedes Paiva | CB - Suplente |
| 9 | Manoel Raimundo de Sena Junior | CCEN - Titular |
| 10 | Eddygledson Souza Gama | CCEN - Suplente |
| 11 | Emanuel Savio Cavalcanti Sarinho | CCM - Titular |
| 12 | Suenia Tavares de Machado França | CCM - Suplente |
| 13 | Ernesto Arcenio Valdes Rodríguez | CAA - Titular |
| 14 | Jocilene Otília da Costa | CAA - Suplente |
| 15 | Cristiano Coelho de Araujo | CIn - Titular |
| 16 | Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza | CIn - Suplente |
| 17 | Maria José de Matos Luna | CAC - Titular |
| 18 | Sadi da Silva Seabra Filho | CAC - Suplente |
| 19 | Matilde Cesiana da Silva | CAV - Titular |
| 20 | Michelle Galindo de Oliveira | CAV - Suplente |
| 21 | Etiene Oliveira da Silva Fittipaldi | CCS - Titular |
| 22 | Ana Nery Barbosa de Araújo | CCS - Suplente |
| 23 | Francisco Antonio de Barros e Silva Neto | CCJ - Titular |
| 24 | Walber de Moura Agra | CCJ - Suplente |
| 25 | Telma Costa de Avelar | CFCH - Titular |
| 26 | Emilio de Britto Negreiros | CFCH - Suplente |
| 27 | Elidomar da Silva Alcoforado | CCSA - Titular |
| 28 | Fernando de Mendonça Dias | CCSA - Suplente |
| 29 | Ricardo Oliveira da Silva | ADUFEPE -Titular |
| 30 | Maria Teresa Lopes | ADUFEPE - Suplente |
| 31 | Roberto Carlos Silva dos Santos | SINTUFEPE - Titular |
| 32 | Jacson Pereira da Silva | SINTUFEPE - Suplente |
| 33 | Melissa Luana Campos Cordeiro | Rep. Estudantil – Titular |
| 34 | Débora Karolayne da Silva | Rep. Estudantil – Suplente |
| 35 | Paulo Germano Moreira de Brito | Secretário da Comissão |
Portaria Nº 491, de 08 de fevereiro de 2023
A chapa inscrita e homologada é:
Alfredo Macedo Gomes (candidato a reitor) e Moacyr Cunha de Araújo Filho (candidato a vice-reitor) – nº 55
Alfredo Macedo Gomes é graduado em Psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995). O docente possui doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000), no Reino Unido, e realizou estágio pós-doutoral junto ao Centre for Globalization, Societies and Education, também pela University of Bristol (2010-2011). É professor do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação. Atual reitor da UFPE.
Moacyr Cunha de Araújo Filho é formado em Engenharia Civil pela UFPE (1985), com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (1991) e doutorado (1996) em Physique et Chimie de l´Environnement pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, na França. É professor do Departamento de Oceanografia. Atual vice-reitor da UFPE.
Delegados:
- Leonardo Vieira Bruto da Costa (Técnico-Administrativo)
- Viviane de Bona (Docente)
- José Rafael Soares da Silva (Discente)
Coordenadora Financeira da Campanha:
- Maria da Conceição Couto da Silva (Técnica-Administrativa)
| DATA | EVENTO |
| 08.02.2023 | Início dos trabalhos da comissão. |
| 15.02.2023 | Aprovação do calendário e da Instrução Normativa que regulamenta o processo de consulta; constituição das subcomissões. |
| 15.02.2023 | Início da mobilização para cadastro de coordenadores e mesários. |
| 17.02.2023 | Abertura das inscrições dos candidatos. |
| 28.02.2023 | Encerramento do período de inscrição dos candidatos. |
| 01.03.2023 | Reunião da Comissão Organizadora para apreciar o registro das candidaturas e divulgar o resultado das inscrições. |
| 03.03.2023 | Fim do prazo para recurso ao Conselho Universitário contra indeferimento de candidaturas pela Comissão Organizadora. |
| 08.03.2023 | Reunião com os candidatos ou seus delegados para definir os limites de despesas e os procedimentos da propaganda eleitoral. |
| 08.03.2023 | Início da propaganda eleitoral dos candidatos. |
| 14.03.2023 | Divulgação da relação dos votantes aptos a participarem do certame. |
| 17.03.2023 | Data final para designação de coordenadores e mesários pelos Centros e Órgãos. |
| 21.03.2023 | Fim do prazo para impugnação de eleitor. |
| 22.03.2023 | Reunião da Comissão Organizadora para apreciar impugnação de eleitor. |
| 22.03.2023 | Início do treinamento dos mesários pelo STI. |
| 24.03.2023 | Envio ao STI da relação de eleitores e documentação dos candidatos para a eleição em primeiro turno. |
| 28.03.2023 | Fim do prazo para indicação do técnico de informática por cada candidato para auditoria do programa de apuração. |
| 28.03.2023 | Fim do prazo para indicação de delegados pelos candidatos. |
| 28.03.2023 | Fim do prazo para impugnar a designação de mesários. |
| 28.03.2023 | Preparação dos computadores pelo STI para o 1º turno. |
| 28.03.2023 | Fim do prazo para credenciamento de fiscais pelos candidatos. |
| 28.03.2023 | Distribuição dos coordenadores e mesários pelos Centros e Órgãos. |
| 05.04.2023 | Envio de e-mail para os eleitores com dados para acesso ao sistema de votação. |
| 07.04.2023 | Fim do prazo para solicitação de chamados dos eleitores com relação ao recebimento dos dados por e-mail para a votação. |
| 10.04.2023 | Distribuição dos computadores pelo STI. |
| 11.04.2023 | Encerramento do período de propaganda eleitoral do 1º turno. |
| 12.04.2023 | Realização da consulta em 1º turno, apuração e divulgação oficial do resultado. |
| 19.04.2023 | Fim do prazo para recurso à Comissão Organizadora contra o resultado do 1º turno. |
| 20.04.2023 | Decisão da Comissão Organizadora sobre os recursos ao 1º turno. |
| 20.04.2023 | Envio ao STI da documentação para a consulta em 2º turno. |
| 20.04.2023 | Reconvocação dos coordenadores e mesários para o 2º turno. |
| 20.04.2023 | Preparação dos computadores pelo STI para o 2º turno. |
| 25.04.2023 | Encerramento do período de propaganda eleitoral do 2º turno. |
| 26.04.2023 | Realização da consulta em 2º turno, apuração e divulgação oficial do resultado. |
| 04.05.2023 | Fim do prazo para recurso à Comissão Organizadora contra o resultado do 2º turno. |
| 05.05.2023 | Decisão da Comissão Organizadora sobre os recursos ao 2º turno. |
| 10.05.2023 | Prazo final para envio do Relatório Final da Consulta à Comunidade Universitária ao Conselho Universitário. |
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UFPE realiza hoje (12) consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor e vice-reitor
Apenas uma chapa se apresentou para a disputa, formada pelos atuais reitor e vice-reitor, respectivamente, Alfredo Gomes e Moacyr Araújo
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza hoje (12) a consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor e vice-reitor para o quadriênio 2023-2027. A votação segue até as 21h, em urnas eletrônicas instaladas nos centros e demais unidades dos três campi da UFPE. Apenas uma chapa se apresentou para a disputa. Ela é formada pelos atuais reitor e vice-reitor, respectivamente, Alfredo Gomes e Moacyr Araújo.
Fotos: Raul Holanda

Reitor e vice-reitor votaram no início da manhã em seus centros
“Este é um momento muito especial para a Universidade, de repactuação de projetos e reencontro com toda a comunidade para reafirmar o processo de nossa democracia, que é uma luta histórica”, disse o reitor Alfredo Gomes, que votou no início da manhã, no Centro de Educação (CE). “É fundamental poder contar com a participação de toda a comunidade. Especialmente neste pleito, pois o fato de ser candidatura única não deve inibir a participação da comunidade. Pelo contrário, vamos reafirmar isso como um projeto de universidade que queremos”, completou ele.

Candidatos em chapa única, Alfredo e Moacyr visitaram os centros no Campus Recife
“Eu fico muito contente de ver a Universidade toda colorida e participando dessa grande festa da democracia. Isso é fundamental”, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo, que votou no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). “Nossa expectativa é ótima, porque os últimos anos foram complicados. Tivemos a pandemia, e agora estamos animados e muito ligados a todo esse processo de reconstrução do País. E você não consegue reconstruir um país sem ter a participação das universidades públicas federais”, destacou.

Presidente da Comissão Eleitoral, Elizabeth Varjal, destacou importância da participação dos eleitores
Presidente da comissão organizadora da consulta à comunidade acadêmica, a professora Maria Elizabeth Varjal ressalta a importância da participação de todos no processo eleitoral. “É um momento de legitimação, mas é sobretudo um momento histórico para a UFPE. É a primeira vez que a Universidade, em um cenário democrático, tem uma votação com chapa única. Esse fato representa um voto de confiança da comunidade acadêmica, para que essa gestão possa gerir a Universidade em um período de normalidade, e não mais de turbulência”, afirmou.
Estão aptos a participar da consulta docentes e técnicos administrativos em pleno exercício admitidos até o dia 13 de março deste ano; bem como estudantes de graduação presencial e a distância, de pós-graduação stricto sensu e dos programas de residência com matrícula em disciplina ou matrícula vínculo até o dia 13 de março deste ano.
São ao todo 45.861 eleitores nos três campi da UFPE. Entre eles, a técnica administrativa Camila Claudino, da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), para quem a Universidade é um lugar para a discussão de ideias. “É sempre importante a gente manifestar nossa opinião comparecendo às urnas para não ficar um espaço vazio de debate”, avaliou Camila. Ela votou no CTG.
Foto: Unidade de Comunicação do HC/Ebserh

Votação ocorreu nas seções eleitorais instaladas na Reitoria, no HC (foto) e nos centros
A consulta à comunidade acadêmica tem como objetivo elaborar a lista tríplice de nomes para reitor e vice-reitor a ser encaminhada ao Ministério da Educação. Para votar, é preciso levar um documento oficial com foto e o número do CPF, a senha previamente enviada para o e-mail institucional (ufpe.br) e fones de ouvido, para os eleitores com cegueira ou baixa visão. Consulte aqui o guia de votação.
A apuração terá início imediatamente após o encerramento da votação, às 21h de hoje (12). O resultado final será divulgado oficialmente às 11h30 desta quinta-feira (13), no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria.
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Participe da consulta para escolha do novo reitor