A iniciativa permite aos jovens a oportunidade de propor soluções para minimizar problemas de ordem social e/ou estrutural na localidade onde residem
Estudantes que atuam no projeto Nós Propomos! UFPE e agentes do Detran-PE realizaram ação de educação no trânsito, na manhã da última quarta-feira (10), na Rua Honório Corrêa, no bairro do Cordeiro, em frente à Escola Estadual de Referência Barros Carvalho. A iniciativa integra as atividades do Projeto Nós Propomos!, que permite aos jovens a oportunidade de propor soluções para minimizar problemas de ordem social e/ou estrutural na localidade onde residem.
Na ação realizada ontem (10), o foco foram os problemas relativos à falta de educação no trânsito de motoristas e pedestres que circulam na rua, uma das mais movimentadas do bairro. Ela foi realizada em dois momentos. No primeiro, os agentes de trânsito do Detran-PE – caracterizados como a Turma do Fom-Fom – orientaram motoristas e pedestres sobre as normas e condutas a serem seguidas para evitar sinistros de trânsito. Em seguida, estudantes e professores da EREFEM Barros Carvalho realizaram uma gincana de educação no trânsito.
A ação foi organizada pelo professor Vicente Natanael, doutorando em Geografia pela UFPE e colaborador do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (Legep), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade.
O Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica faz parte do convênio firmado entre a UFPE e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa. É realizado por meio do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (Legep) da UFPE. Tem o professor Francisco Kennedy, do Departamento de Geografia da UFPE, como coordenador geral; e o doutorando Vicente Natanael como articulador nas escolas.