Monografia

A Monografia é um requisito obrigatório para a obtenção do grau de bacharel em Direito pela UFPE. Todos os alunos do curso devem, portanto, elaborar, apresentar e defender uma monografia, trabalho que se desenvolve no decorrer de quatro disciplinas: Orientação Monográfica (OM) 1, 2, 3 e 4.

Cabe ao aluno a escolha do tema e do professor orientador. Antes de dar início ao trabalho na monografia em si, o estudante precisa desenvolver um projeto monográfico, o que ocorre em OM 1. Esta disciplina é pré-requisito para as demais OMS, que não poderão ser cursadas em menos de dois semestres. O tema da monografia poderá ser mudado somente até OM 2.

OM 2 e OM 3 destinam-se à realização de sessões de orientação entre professor e orientando (pelo menos três por disciplina). OM 4 exige a defesa da monografia. Em uma sessão pública, na Faculdade de Direito, o aluno expõe seu estudo em até dez minutos. Em seguida, cada membro da comissão examinadora, formada pelo orientador e por pelo menos mais um professor da temática abordada, pode fazer perguntas as quais o estudante deverá responder.

Nesse caso, também é necessário ter nota 7,0 (média aritmética das notas dos docentes participantes) para ser aprovado.