- UFPE/
- Institutional/
- Academics Centers/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)/
- Notícias CCEN/
- Professor Gauss Moutinho Cordeiro recebe título de Professor Emérito da UFPE no próximo dia 25
Professor Gauss Moutinho Cordeiro recebe título de Professor Emérito da UFPE no próximo dia 25
O evento ocorre no auditório Professor Ricardo Ferreira, no CCEN, às 15h

O professor Gauss Moutinho Cordeiro, aposentado pelo Departamento de Estatística do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), recebe o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em sessão solene de outorga a ser realizada, no dia 25 deste mês, às 15h, no auditório Professor Ricardo Ferreira, no CCEN, Campus Recife. A solenidade será presidida pelo reitor Alfredo Gomes.
Gauss Cordeiro possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (1973) e em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1974). Também possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e Doutorado em Estatística pelo Imperial College, University of London, Inglaterra (1982). Fez pós-doutorado na University of London (1986-1987) e no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1990-1992).
Professor titular do Departamento de Estatística do CCEN/UFPE, Gauss Cordeiro tem a carreira acadêmica marcada por contribuições à Estatística e à Matemática, não só no Brasil, mas em âmbito internacional. Com uma produção científica profícua, é autor de 528 artigos publicados, com mais de 10,4 mil citações, destacando-se entre os mais influentes pesquisadores de sua área. Suas pesquisas abordam temas essenciais como inferência estatística, probabilidade, modelos lineares generalizados e métodos assintóticos, sendo referência em cada uma dessas áreas.
Foi reconhecido em diversas ocasiões por sua contribuição ao campo da Estatística, tendo sido condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Científico, em 2010, e recebido o diploma de honra ao mérito da Universidade Federal da Paraíba, em 2015.