- UFPE/
- Institucional/
- Centros Académicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)/
- Notícias CCEN/
- Departamento de Física promove colóquio sobre engenharia de cristais e dinâmica de rede em perovskitas de haletos
Departamento de Física promove colóquio sobre engenharia de cristais e dinâmica de rede em perovskitas de haletos
O encontro é aberto ao público
O Departamento de Física da UFPE promove colóquio nesta sexta-feira (5), às 16h, com o professor Alejandro Ayala, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com o título “Engenharia de cristais e dinâmica de rede em perovskitas de haletos: controle da dimensionalidade e propriedades optoeletrônicas”, o encontro ocorre no Auditório do Departamento de Física e é aberto ao público.
Alejandro Ayala possui graduação em Física pela Universidad Nacional de Córdoba e doutorado pela Universidad Nacional de La Plata, ambas, localizadas na Argentina. Atualmente, coordena o Laboratório de Cristalografia Estrutural da UFC. Suas linhas de pesquisa centram-se na engenharia de cristais e no estudo de perovskitas de haletos sob condições extremas, com foco em aplicações para dispositivos fotovoltaicos.
Resumo – As perovskitas de haletos destacam-se como uma classe de semicondutores na qual a flexibilidade estrutural permite um ajuste fino das propriedades ópticas e eletrônicas. Na palestra, será abordada a correlação entre a estrutura cristalina e a função optoeletrônica em perovskitas híbridas e totalmente inorgânicas, com ênfase especial em sistemas de baixa dimensionalidade. Serão discutidas estratégias de engenharia de cristais, incluindo a substituição aniônica, a dopagem com metais de transição e o uso de cátions orgânicos para modular a conectividade dos octaedros e induzir a quebra de simetria. Além da caracterização estrutural e óptica convencional, será apresentado como perturbações externas – como variações de temperatura e altas pressões hidrostáticas – revelam transições de fase e influenciam a resposta dinâmica da rede.