Notícias CAV Notícias CAV

Voltar

CAV-UFPE aprova projeto de inovação para uso de matéria-prima da Caatinga na produção de alimentos nutritivos e desidratados

A iniciativa surgiu de um grupo de professores da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos do curso de Nutrição

A Unidade de Empreendedorismo e Inovação (UEI) do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE - Etapa I Ciência e Tecnologia de Alimentos teve seu primeiro projeto de inovação pré-incubado aprovado. Intitulada Food’s Strips, a iniciativa propõe integrar as matérias-primas do bioma Caatinga em alimentos desidratados e altamente nutritivos. A proposta foi contemplada em edital do programa Inova Caatinga, que integra a estratégia nacional Inova Biomas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa apoia pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia e à conservação, preservação e uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também teve cinco empresas vinculadas ao seu Parque Tecnológico (Parque.TeC) aprovadas na mesma chamada pública: a GumLifeBrasil (associada) e quatro startups incubadas, a Arqueatec, a Biotec, a InnovaWPP e a Moverdes. 

O Food’s Strips surgiu do grupo de docentes da área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos do curso de Nutrição do CAV. “A ideia é fomentar o espírito empreendedor para que projetos desenvolvidos nas instalações do CAV possam alcançar o mercado como empresas propensas a inovar e diversificar e, a partir dessa primeira ação-modelo, motivar docentes e discentes a ousarem investir em suas ideias empreendedoras e/ou inovadoras”, explica o coordenador da UEI do CAV, Leandro Finkler. O projeto também deriva da pesquisa “Biovalor AgroCircular: desenvolvimento tecnológico de produtos sustentáveis a partir do aproveitamento sustentável de matérias-primas agroindustriais”, desenvolvido no CAV e liderado pelo professor.

Leandro informa que, com a aprovação no edital do Sebrae, o projeto passará por uma fase de validação que durará três meses e que, nessa etapa, o objetivo é o desenvolvimento do modelo de negócio e do “product-market fit”, quando o produto ou serviço consegue satisfazer uma demanda de mercado. De acordo com o docente, a ideia é alcançar as primeiras vendas e estabelecer parcerias estratégicas. “Após essa etapa, se novamente selecionada, [a iniciativa] passará para a etapa de tração para receber capacitação e mentorias qualificadas com vistas ao aprimoramento da operação empresarial de forma a proporcionar maior previsibilidade de receita, fortalecer o encaixe entre produto/serviço e mercado e impulsionar sua expansão no mercado”, descreve. 

Além de Leandro Finkler, coordenador geral e de pesquisa, integram o projeto os professores Erilane de Castro Lima Machado, na área de processos e tecnologia, Anna Julia Bezerra da Silva, na pesquisa de campo e cadeia produtiva, Hayanna Adlley Santos de Arruda, na Gestão e Comunicação, e o técnico Gabriel Olivo Locatelli, em Operações e Negócio. 

As UEIs atuam como unidades descentralizadas de pré-incubação do Parque.TeC. A UEI do CAV - Etapa I Ciência e Tecnologia de Alimentos iniciou suas atividades em julho de 2025 e está inserida no Programa Parque.Tec Academia - Unidades de Empreendedorismo e Inovação por meio do Edital Nº 09/2025 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi). 

Mais informações
leandro.finkler@ufpe.br 

Data da última modificação: 07/01/2026, 16:49