Graduação - Saúde Coletiva - Inicio no primeiro semestre de 2013

EM SAÚDE COLETIVA

Vitória de Santo Antão, 2012

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

A Universidade Federal de Pernambuco é a principal Instituição Federal de Educação Superior da região nordeste e está entre as dez melhores do País. Envolvida com projetos voltados ao desenvolvimento das diversas regiões do estado de Pernambuco, em 2006, a UFPE iniciou o processo de interiorização com a criação dos campi do Agreste e de Vitória.  As atividades acadêmicas do campus Vitória iniciaram-se com os cursos de Bacharelado em Enfermagem, Bacharelado em Nutrição e Licenciatura em Ciências Biológicas. Em 2010 e 2011 foram implantados os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física e agora apresenta a proposta de criação do Bacharelado em Saúde Coletiva no 1º semestre de 2013.

O Bacharel em Saúde Coletiva (Sanitarista) tem por desafios superar os paradigmas das práticas curativistas, centradas na assistência hospitalar e individualista, para a promoção da saúde de populações com visão intersetorial e multiprofissional. Faz-se necessária a qualificação de profissionais respaldados pela formação de Saúde Coletiva, capazes de assumir os desafios dessa transformação, atuando no contexto da descentralização, da participação social e da atenção em saúde, como atores e agentes de mudanças positivas na organização e funcionamento dos sistemas e serviços de saúde.

A graduação nessa área é a primeira do Estado e vem se somar a iniciativa de outras Universidades Federais, no esforço de construir uma rede de cursos com este perfil, dentre elas, as Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília (UnB), do Mato Grosso (UFMT), do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio (UFRJ) e a Universidade de São Paulo(USP).

A proposta apresentada levará a UFPE, através do Centro Acadêmico de Vitória, a se inserir neste contexto histórico e contribuir na capacitação de gestores e integrantes de equipes que exerçam, com a requerida competência, as habilidades necessárias à consolidação do SUS. Neste sentido, formulou-se a presente proposta de Curso de Graduação em Saúde Coletiva: Bacharelado no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) UFPE.

OBJETIVO

O objetivo do curso é formar profissionais para atuar e desenvolver ferramentas estratégicas em todas as etapas da gestão dos serviços de saúde  desempenhando funções de direção, planejamento, administração, avaliação, gerência, supervisão e controle em serviços e/ou unidades de saúde,  na perspectiva da promoção da saúde e da qualidade de vida.

PERFIL DO EGRESSO

O bacharel em Saúde Coletiva é o responsável por planejar, implantar, implementar, avaliar e monitorar estratégias aplicadas às diversas esferas de organização dos serviços de saúde pública e/ou privados, assim como atuar como Pesquisador nas Universidades e Centros de Excelência de estudos e pesquisa em populações.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O profissional estará apto para atuar em hospitais, clínicas, secretarias municipais e estaduais de saúde,  Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde,  agências reguladoras de saúde e nas universidades, como professor e/ou pesquisador.

MODALIDADE

O curso será oferecido no turno da noite, no que diz respeito às disciplinas teóricas, enquanto que, as práticas serão oferecidas no período diurno. Serão oferecidas 60 vagas anuais, com entradas semestrais.

TÍTULO PROFISSIONAL

Sanitarista

A designação “sanitarista” tem proveniência na palavra Saúde, tal como Sanidade e Salubridade: aquele que faz bem à saúde; que contribui para a saúde; que labuta pelo sadio ou pelo saudável; que conhece e opera com o conjunto de requisitos adequados à saúde pública; que busca tornar salubre, sanear, prevenir.

HOME PAGE: http://www.ufpe.br/cav

TELEFONES:

Escolaridade Geral     SECRETARIA GERAL

(81) – 3523-4520          (81) 3523-0670

E-MAILS:

Clique aqui para baixar este arquivo em PDF.