Seleção de alunos para o Ensino Médio

Download da ficha de Inscrição

1 – VAGAS: Serão oferecidas, no Ensino Médio, 7 (sete) vagas para a 1a série e 10 (dez) vagas para a 3a série.
2 - CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
2.1. O candidato deverá ter idade máxima, a completar até 31/12/2010, de: 17 anos para a 1a série; e 19 anos para a 3a série do Ensino Médio.
2.2. O candidato deverá comprovar, por declaração original da instituição em que estuda, que está em curso da série para a qual se inscreve no ano letivo de 2010.
3 – INSCRIÇÕES:
3.1 – Período: de 12 de abril a 16 de abril de 2010 (de segunda a sexta-feira), das 7h30min às 16h;
3.2 - Local: secretaria do Colégio de Aplicação do CE, no campus da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Cidade Universitária, Recife–PE;
3.3. Taxa de Inscrição: o pagamento da taxa de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) deverá ser efetuado através de depósito bancário na Conta Única da União, em qualquer agência do Banco do Brasil S.A., código identificador I – 1530801523328840-3; código identificador II é o CPF do depositante;
3.4 - Documentos Necessários para Inscrição:
a) cópia da Certidão do Registro Civil ou da Carteira de Identidade do candidato;
b) declaração original da instituição em que estuda, que o estudante está em curso da 1a série do Ensino Médio ou  da 3a série do Ensino Médio no ano letivo de 2010, de acordo com a série / ano para a (o) qual se inscreve;
c) 2 (duas) fotos 3x4 recentes e iguais;
d) comprovante original de recolhimento da taxa de inscrição;
e) formulário de inscrição devidamente preenchido pelo representante legal do candidato, no qual consta compromisso de submissão às normas do processo de seleção. Antes do pagamento da taxa de inscrição, deve-se verificar o atendimento de todos os requisitos exigidos, pois não será devolvido, em qualquer hipótese, o valor da taxa de inscrição. (Formulário disponível, também, na página eletrônica www.cap.ufpe.br).
3.5 - Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição:
a) no dia 12 de abril de 2010, será disponibilizado, aos interessados, formulário próprio na Secretaria do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da UFPE, que deverá ser preenchido e entregue no local, nos dias 12 e 13 de abril de 2010, fazendo-se necessária a comprovação documental exigida no respectivo formulário.
b) a relação das isenções concedidas será divulgada no hall de entrada do Colégio de Aplicação da UFPE, no dia 14 de abril de 2010, às 14 horas.
c) os candidatos que forem contemplados com a isenção deverão completar a sua inscrição até o dia 16 de abril de 2010 no horário e local indicados nos itens 3.1 e 3.2.
4 – PROVAS:
4.1. Conteúdo: o processo de seleção para o Ensino Médio (1a e 3a séries) compreenderá uma prova de Português e uma prova de Matemática, versando sobre o programa distribuído no ato da inscrição.
4.2. Data, Hora e Local de Realização: 21 de abril de 2010, das 8h às 12h, no Campus da UFPE, em prédio a ser informado no ato da inscrição, devendo o candidato comparecer ao local de provas com 01 (uma) hora de antecedência, munido do cartão de inscrição ou documento de identificação original e com foto.
5. RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO: será divulgado, através de afixação no Recreio Coberto do Colégio de Aplicação, a partir das 14h do dia 30 de abril de 2010. E no site do Colégio, a partir das 14h30min do mesmo dia.
6. CLASSIFICAÇÃO E PREENCHIMENTO DAS VAGAS:
6.1. a classificação dos candidatos far-se-á em ordem decrescente do somatório dos pontos obtidos nas provas de Português e Matemática, respeitado o limite de vagas oferecidas;
6.2. em caso de empate no último lugar da classificação, será classificado aquele que obtiver maior número de pontos na prova de Português.
6.3. caso perdure o empate, será classificado o(a) candidato(a) que for mais velho;
7 – CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO:
Será eliminado do concurso o candidato que:
a) faltar à prova;
b) obtiver nota zero em qualquer das provas;
c) consultar livros, manuais, réguas de cálculo, ábacos, calculadoras, relógios munidos com calculadora; utilizar ou portar aparelho de comunicação, munido ou não de câmera fotográfica, telefones móveis (celulares), bip, qualquer outro equipamento de telecomunicação, ou dispositivos capazes, por qualquer meio, de armazenar dados, sons ou imagens;
d) comparecer ao local de prova sem documento de identificação;
e) não corresponder ao item 2 deste edital.
8 - RECURSOS: do julgamento final da seleção caberá recurso, exclusivamente, às Câmaras de Graduação e de Admissão e Ensino Básico do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE, dentro do prazo de 10 dias, contados da divulgação dos resultados.

9 - MATRÍCULA:
9.1. os candidatos classificados terão direito à matrícula nos dias de 03 e 04 de maio  de 2010, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h, na Secretaria do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da UFPE;
9.2. no ato da matrícula, deverão ser entregues o documento original da transferência, cópia do Registro Civil e 2 (duas) fotos 3x4 recentes e iguais.
9.2.1 Caso seja verificado que o candidato não atende aos requisitos deste edital a matrícula será indeferida e a vaga remanejada para os demais candidatos.
9.3. Findo o período de matrícula, serão remanejados, por ordem de classificação, tantos candidatos quantos se fizerem necessários para preenchimento das vagas oferecidas, para o que disporão de três dias úteis para efetivação da matrícula.
Prof a Ana Maria Santos Cabral
Pró-Reitora para Assuntos Acadêmicos da UFPE