Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística

O Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística é um dos oito departamentos que integram o Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Ele atualmente oferece cursos de licenciatura em Artes Visuais, Dança e Teatro, um Programa de pós-graduação, mestrado stricto sensu em Artes Visuais (www.ufpe.br/ppgav e www.ccta.ufpb.br/ppgav/), em convênio com a Universidade Federal da Paraíba, a partir de 2010. Sua finalidade é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo das Artes Visuais, da Dança e do Teatro.

Dispõe do Teatro Milton Baccarelli, da Oficina Laboratório Guaianases de Gravura, de um Laboratório de Artes Plásticas (LAP), um Laboratório de Artes Cênicas (LAC), oito Oficinas e Ateliês, uma Sala de Dança e um significativo espaço físico, utilizado atualmente como ateliês de Artes Visuais, no anexo ao Centro Cultural Benfica - CCB, situado à Rua Benfica, 157, no Bairro da Madalena.

Na área da Extensão Universitária, o Departamento tem oferecido cursos de Iniciação ao Desenho e à Pintura, Retrato com Anatomia, Modelagem em Argila, Expressão Plástica em Resina de Poliéster, Estamparia Artesanal e Gravura, Iniciação ao Teatro, Iniciação à Arte Contemporânea e História em Quadrinhos, além de Formação Artística realizada com idosos.

O Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística distingue-se por seu amplo potencial de produção científica e artístico-cultural, freqüentemente prestando consultoria, assessoria técnica e outros serviços nos seus respectivos campos de atuação:

• Artes Visuais: o curso visa a formação do professor, mediador e pesquisador em Artes Visuais. Desde o início do curso o estudante tem contato com disciplinas teóricas e práticas específicas da área de Artes Visuais e disciplinas pedagógicas aprofundando a formação de educador. Espera-se que o licenciado nesta graduação se torne apto a lidar com as poéticas visuais ou apreciação crítica da obra de arte e da imagem, tornando-o um educador crítico e produtor de arte, seja no nível de criação pessoal ou a serviço da comunidade. O mercado de trabalho para esse profissional é o ensino das Artes Visuais nas redes públicas e privadas, em espaços formais e não-formais, curador e mediador em instituições culturais, museus, ONG's e projetos artísticos comunitários.

• Teatro: projetos de arte educação; projetos em pedagogia do teatro; projetos de encenação; trabalho de ator; projetos de cenografia, indumentária, maquilagem, iluminação e sonoplastia; criação e confecção de bonecos; criação e confecção de máscaras; crítica teatral; curadoria de espetáculos; criação dramatúrgica; animação cultural; participação em festivais, mostras e bienais de espetáculos; jurados em festivais de teatro e concursos de dramaturgia.

• Dança: O curso estimula o desenvolvimento de competências críticas, metodológicas e criativas nos alunos, através de disciplinas práticas, teóricas e prático-teóricas,para que estes possam atuar prioritariamente na educação básica, agindo como formadores no campo do ensino da dança. O profissional formado neste curso atua como professor em escolas e academias de dança, fundações e centros culturais, escolas públicas e privadas da educação básica.

Os cursos de graduação em Artes Visuais, Teatro e Dança são fundamentais paracontribuir grandemente com o desenvolvimento da cena cultural e artística pernambucana, nordestina e e nacional. Como pólo formador de educadores, artistas e pesquisadores, o Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística está filosoficamente articulado com as últimas tendências do pensamento científico e acadêmico expresso pelo Ministério da Educação em sua legislação para as áreas de Artes Visuais, Teatro e Dança.