Destaques Destaques

Voltar

UFPE parabeniza o ex-aluno e cineasta Kleber Mendonça Filho pela conquista do Globo de Ouro com o filme O Agente Secreto

Na UFPE, o filme teve cenas gravadas em locais como os centros de Artes e Comunicação (CAC), de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e de Ciências da Saúde (CCS) e nos estúdios da TVU

A UFPE homenageia o diretor Kleber Mendonça Filho, egresso do curso de Jornalismo da Universidade, bem como o elenco e equipe técnica do filme “O Agente Secreto”, pela conquista do Globo de Ouro, entregue neste domingo (11). A obra venceu duas das principais categorias da cerimônia: “Melhor Filme em Língua Não Inglesa” e “Melhor Ator em Filme de Drama”, com Wagner Moura. O longa-metragem se passa no Recife dos anos 1970, para onde o professor universitário Marcelo (Wagner Moura) foge para se refugiar de um passado violento e misterioso e começar uma nova vida ao lado do filho. Na UFPE, o filme teve cenas gravadas em locais como os centros de Artes e Comunicação (CAC), de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife, e também nos estúdios da TV Universitária (TVU), em Santo Amaro.

"Dedico este filme aos jovens cineastas. Este é um momento muito importante da história para se fazer cinema, aqui nos Estados Unidos e no Brasil”, disse o cineasta Kleber Mendonça Filho no discurso de premiação. "[O Agente Secreto é] Uma grande realização do cinema e da cultura brasileira. Quando a cultura é valorizada, é reconhecida, bem tratada, os frutos aparecem rapidamente. Parabéns a “O Agente Secreto” e vamos curtir esse belíssimo filme”, afirmou o reitor Alfredo Gomes em vídeo publicado nas redes sociais.

A vitória no Globo de Ouro se soma a outros reconhecimentos recebidos pelo filme “O Agente Secreto”, que já acumula 56 troféus em 36 premiações, incluindo “Melhor Direção” para Kleber Mendonça Filho e “Melhor Ator” para Wagner Moura no Festival de Cannes. A obra segue na disputa por uma indicação à categoria de “Filme Internacional” no Oscar 2026, cuja lista oficial com os concorrentes às estatuetas douradas ocorre em 22 de janeiro.

Data da última modificação: 13/01/2026, 08:39