- UFPE/
- Institucional/
- Centros Académicos/
- Campus Recife/
- Centro de Artes e Comunicação (CAC)/
- Destaques/
- Trabalho sobre estetização da exaustão é premiado no Comunicon 2025
Navegación Navegación
- Departamento de Arquitetura e Urbanismo
- Departamento de Ciência da Informação
- Departamento de Comunicação Social
- Departamento de Design
- Departamento de Expressão Gráfica
- Departamento de Letras
- Departamento de Música
- Departamento de Artes
- Guaianases
- Comissão de Direitos Humanos
- NLC - Núcleo de Línguas e Culturas
- Galeria Capibaribe
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Trabalho sobre estetização da exaustão é premiado no Comunicon 2025
O estudo analisa como os infoprodutores constroem discursos performáticos no Instagram, associando estilos de vida à autonomia, disciplina e sucesso
Dois estudantes e uma docente do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram premiados no Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon), evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Os alunos Endryo Vicente de Souza Silva e Renan Rodrigues Bitencourt Rosa e a professora Lívia Valença da Silva (coautora do trabalho) receberam o Prêmio Comunicon 2025 na categoria Graduandos(as) e/ou Graduados(as) pelo trabalho “O Cansaço como promessa: infoprodutores e a estetização da exaustão na lógica do desempenho”.
Considerando o cenário de expansão do empreendedorismo digital, o trio analisa como os chamados infoprodutores constroem discursos performáticos no Instagram, associando estilos de vida à autonomia, disciplina e sucesso. “Com base na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2001), nos conceitos de Han (2015) sobre a sociedade do cansaço e de Dardot e Laval (2016) sobre a racionalidade neoliberal, investigamos como narrativas de disciplina e superação, embora prometam liberdade, reforçam a lógica da autoexploração”, iniciam os autores.
“As análises mostram que a disciplina encenada é atravessada pela estetização da exaustão, convertendo o cansaço em valor simbólico e métrico, legitimando a autoexploração como autenticidade. Conclui-se que a exaustão é estetizada como promessa de autenticidade e convertida em capital simbólico na economia da atenção”, completam os estudantes.
Mais informações
Curso de Publicidade e Propaganda
(81) 2126-8305 / 8793
coordenacao.pp@ufpe.br