Continuam abertas inscrições para Vestibular 2013.2 – Licenciatura Intercultural Indígena

Por Ascom/UFPE

As inscrições para o Vestibular Licenciatura Intercultural Indígena para formação de professores que já atuam em escolas indígenas prosseguem até as 18h do dia 1º de setembro. São oferecidas 160 vagas distribuídas em três habilitações, na modalidade semipresencial, para ingresso no semestre letivo 2013.2. Todos os cursos são ministrados no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. As inscrições são realizadas no site da Covest . O processo seletivo tem supervisão da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad).

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena, sob a responsabilidade do Núcleo de Formação Docente do CAA, é composto por três habilitações: Linguagem e Artes (50 vagas), Ciências da Terra e da Natureza (60 vagas) e Ciências Humanas e Sociais (50 vagas). A graduação é oferecida no turno diurno (manhã/tarde). As vagas destinam-se, exclusivamente, aos docentes indígenas de Pernambuco sem titulação em nível superior e em exercício do magistério em escolas indígenas do Estado de Pernambuco.

No ato da inscrição, o candidato deve indicar a ordem de sua preferência quanto às habilitações. A taxa de inscrição no processo seletivo tem valor de R$ 100,00 e o pagamento deve ser realizado mediante quitação de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil, conforme instruções divulgadas pela Covest. A GRU pode ser paga até o dia 2 de setembro.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa. Os candidatos terão cinco horas para responder às provas, que serão aplicadas no dia 22 de setembro, das 13h às 18h, no CAA. Todos os candidatos serão submetidos a provas de Português 1 (redação), Português 2, História do Brasil, Geografia, Biologia, Matemática, Física e Química. Todas as provas serão de caráter eliminatório e classificatório. O resultado do vestibular será divulgado no dia 7 de outubro.

REMANEJAMENTO – Na hipótese de candidatos classificados não comparecerem à matrícula no prazo fixado em edital, não apresentarem a documentação exigida para matrícula ou no caso de surgimento de vagas em decorrência de desistência de matrículas já efetuadas, haverá nova chamada de candidatos aprovados e ainda não classificados para ocupação dessas vagas.

MATRÍCULA – A matrícula nos componentes curriculares obrigatórios referentes ao primeiro período letivo dos candidatos classificados será realizada pela Direção de Gestão Acadêmica (DGA) da Proacad. A entrega dos documentos será efetuada nos dias, horários e locais previstos no Edital de Matrícula, que será divulgado nos sites da Covest e da Proacad.

A matrícula nos componentes curriculares obrigatórios do primeiro semestre letivo será realizada pela Seção de Registro Escolar da UFPE. Caso existam ofertas de componentes curriculares optativos/eletivos no primeiro período letivo, a matrícula dos candidatos classificados em tais componentes será realizada durante o período de correção e modificação de matrícula, relativa ao semestre de entrada do candidato, sob orientação da coordenação do curso.

Não será permitido ao ingressante realizar trancamento do semestre nem matrícula vínculo durante o primeiro ano de vínculo institucional com a UFPE.

Cronograma

20/08 a 01/09: Inscrições para o Vestibular Licenciatura Intercultural Indígena, somente via internet, pelo site da Covest

02/09: Último dia para pagamento da taxa de inscrição (Guia de Recolhimento da União – GRU – emitida a partir do site da Covest no ato da inscrição)

06/09 a 09/09: Período de exibição do Documento de Regularidade de Cadastro (DRC), no qual será possível fazer alterações no Formulário de Dados Pessoais e retificar, no Formulário de Inscrição, apenas os campos “Preferências”