Escolaridade

A escolaridade tem como função atender o Corpo Discente no gerenciamento da sua vida acadêmica, bem como auxiliar docentes e coordenadores/as na administração dos cursos. Funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 21h, ininterruptamente.

Atuação da Escolaridade junto ao Corpo Discente

Pré-matrícula dos vestibulandos;

Histórico Escolar;
Perfil Curricular do Curso;
Programa de Disciplina;
Declarações de vínculo;
Dispensa de disciplina;
Comprovante de matrícula;
Segunda chamada;
Revisão de provas;
Sistema de Aprovação;
Acompanhamento Especial;
Transferências (externa, Força de Lei, dentre outras);
Autorização para cursar disciplina em outra IES;
Colação de Grau;
Orientação para acesso ao SIG@ (Sistema de Informação e Gestão Acadêmica da UFPE).

Pré-matrícula dos ingressantes (vestibulandos)

No primeiro período, é realizada automaticamente pelo Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), de acordo com o curso selecionado, as opções de entrada (1ª ou 2ª) e turno em que o candidato foi classificado ou remanejado.

Os discentes devem ficar atentos à Resolução n.º 03/2008, que altera dispositivos do Regimento Geral da Universidade referentes aos prazos e normas para cancelamento de disciplina, trancamento de semestre e estabelece regras complementares de matrícula e recusa de matrícula, que está disponível no site www.proacad.ufpe.br.

A Resolução n.º 03/2008 estabelece em seu Artigo 4º que “Não será concedido aos ingressantes nos cursos de graduação da UFPE, através de qualquer tipo de processo seletivo ou de transferência por força de lei, o trancamento da matrícula durante o primeiro ano de vínculo institucional com a UFPE.

Matrícula dos veteranos

Realizada pelo(a) próprio(a) aluno(a) no sistema SIG@, acessando o site www.siga.ufpe.br, respeitando-se o edital de matrícula publicado semestralmente. Em caso de dificuldade de acesso, o aluno ou seu procurador deverá procurar a Escolaridade do Centro, com a devida antecedência.

Jubilamento

Os discentes devem ficar atentos à Resolução 09/2009 que disciplina a recusa de matrícula nos cursos de graduação oferecidos pela UFPE, modalidade presencial, por decurso de prazo para a conclusão do curso ou pela persistência de insuficiente rendimento escolar, ou seja, disciplina as regras de JUBILAMENTO, disponível no site www.proacad.ufpe.br.

Informações ao Corpo Discente

No período de correção e/ou modificação de matrícula, o discente poderá realizar no sistema siga (www.siga.ufpe.br):

Substituição de disciplinas;
Cancelamento de disciplinas;
Acréscimo de disciplinas (mediante a autorização do coordenador de curso);
Mudança de turma, autorizada pelo coordenador de curso.

Trancamento do semestre ou matrícula vínculo

Matrícula vínculo e trancamento do semestre: O discente que, por algum motivo, não puder realizar a matrícula em disciplinas e deseja manter o vínculo institucional com a UFPE, no período de Correção e/ou Modificação de Matrícula, deve realizar no sistema siga o trancamento do semestre ou a matrícula vínculo.

Trancamento do semestre: Nesta situação não é computado o tempo de permanência do estudante na integralização do currículo. Tem validade de seis meses (um semestre letivo), devendo ser renovado a cada semestre. O estudante tem direito a quatro trancamentos: dois no transcorrer do ciclo básico e dois durante o ciclo profissional. Esgotando-se essa possibilidade, o discente só poderá realizar matrícula-vínculo.

Matrícula-vínculo: É computado o tempo de permanência do discente na UFPE.

Com relação ao trancamento e à matrícula-vínculo, os discentes devem ficar atentos às regras da Resolução N.º 03/2008.

Informações à respeito de sistema de avaliação, segunda chamada, reprovação por falta, revisão de prova, recurso à revisão, consultar a Resolução nº 04/94/CCEPE, de dezembro de 1994, que estabelece normas complementares de avaliação de aprendizagem e controle da freqüência nos Cursos de Graduação, disponível no site www.proacad.ufpe.br

A Escolaridade atende pelo telefone (81) 2126.7773.

• Alberto Hora (Técnico em Assuntos Educacionais)
  • Anselmo Mendonça (Técnico em Assuntos Educacionais)
  • Andson Nunes da Silva (Técnico em Assuntos Educacionais)
  • Helder Caran Ferreira dos Santos (Assistente em Administração)