- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- UFPE na Mídia/
- Jornal do Commercio- Prêmio Educador Transformador destaca iniciativas inovadoras em escolas públicas pernambucanas
UFPE na mídia UFPE na mídia
Jornal do Commercio- Prêmio Educador Transformador destaca iniciativas inovadoras em escolas públicas pernambucanas
Prêmio Educador Transformador destaca iniciativas inovadoras em escolas públicas pernambucanas
Enem e Educação
Página 27

Prêmio Educador Transformador destaca iniciativas inovadoras em escolas públicas pernambucanas
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define a cultura digital como uma competência geral a ser desenvolvida ao longo do processo de ensino-aprendizagem e estabelece que os estudantes devem compreender as implicações éticas, sociais e culturais do uso das tecnologias.
A partir de um desafio maker e tendo como ponto de partida a BNCC Computação, estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jaime Gonçalves Bold, localizada na comunidade Alto do Bigode, em Paulista, confeccionaram robôs e casas inteligentes de brinquedo com materiais recicláveis.
A experiência deu origem ao projeto “Clube STEAM Mentoria: aprendizagem criativa e inovação sustentável na escola”, desenvolvido pelo professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Sebastião Vieira, vencedor do primeiro lugar na categoria Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas.
O Clube STEAM é formado por dez alunos do 5º e do 7º ano e tem como objetivo incentivar que outras escolas adotem esse mesmo modelo para desenvolverem projetos de tecnologia e inovação.
“No Clube STEAM, montamos uma cidade sustentável, na qual programamos um sensor anti-incêndio. Trabalha mos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e os alunos foram até a comunidade para observar e investigar o que estava faltando e o que poderia ser criado a partir de um protótipo com uso de tecnologia para a construção de uma cidade ideal”, explicou o professor Sebastião Vieira, em entrevista à coluna Enem e Educação.