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Jornal do Commercio-Dia do Professor: valorização da educação precisa sair do discurso e virar prioridade

Dia do Professor: valorização da educação precisa sair do discurso e virar prioridade

Enem e Educação 

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Dia do Professor: valorização da educação precisa sair do discurso e virar prioridade

Em um país onde apenas 14% dos professores acreditam ser valorizados pela sociedade — segundo a pesquisa Talis (Teaching and Learning International Survey) 2024, da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) —, celebrar o Dia do Professor neste 15 de outubro é, mais do que uma comemoração, um convite à reflexão sobre o futuro da docência no Brasil.

O índice está abaixo da mé dia da OCDE, de 22%, ainda que represente um aumento de três pontos percentuais em relação a 2018. Para a pedagoga e doutora em Educação Catarina Gonçalves, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, a profissão tem sido marcada por uma série de conflitos que favorecem o abandono da carreira docente.

 “Muitos docentes se sentem vulneráveis e desmo tivados diante da falta de valorização e das condições precárias de trabalho”, afirma Catarina, que também é coordenadora do NEPEVE – Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Violência Escolar.

 No dia 21 de outubro, será realizado na Adufepe, às 9h, o Seminário Regional Nordes te do ONVE – Enfrentando a violência contra educadoras/ es. Na ocasião, será apresentada uma pesquisa inédita, com amostragem nacional, na qual se identificam as principais violências sofridas pelos educadores e os efeitos de tais vivências no cotidiano escolar.

 “Então a gente já tem desde a origem uma falta de atrativo da carreira docente, porque a gente sabe que as condições são precárias e a remuneração é muito injusta. E quando as pessoas ingressam [na carreira] elas vão pouco a pouco se de sencantando, pelo excesso de cobranças que se tem do professor e da professora, e pela desvalorização social”, afirmou.

Data da última modificação: 15/10/2025, 09:01