Notícias Notícias

Voltar

V Festival de Talentos celebra a comunidade universitária e homenageia servidores em evento na Concha Acústica

O evento integrou a programação do Mês do Servidor 2025

A tarde da terça-feira (21) foi marcada por celebração, emoção e integração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O encerramento do V Festival de Talentos do Campus Recife, realizado na Concha Acústica Paulo Freire, reuniu técnicos administrativos, docentes e estudantes em um momento de valorização da arte, da cultura e do serviço público. O evento integrou a programação do Mês do Servidor 2025 e foi organizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), por meio da Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), em parceria com a Superintendência de Cultura (Supercult).

Durante a cerimônia, foram homenageados servidores que completaram dez, 20, 30 e 40 anos de dedicação à Universidade, com o objetivo de reconhecer e celebrar o compromisso desses profissionais com o fortalecimento institucional. Cada homenageado recebeu um artefato simbólico produzido por estudantes do Grupo de Experimentos em Artefatos 3D (Grea3D), laboratório do curso de Expressão Gráfica, do Centro de Artes e Comunicação (CAC), representando o elo entre tradição e inovação dentro da UFPE.

O evento contou com a presença do reitor Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacyr Araújo e da pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho, que destacaram o valor do reconhecimento e da convivência na construção da vida universitária. “Nossa instituição é gigante e tem uma potencialidade transformadora inimaginável. São essas pessoas que fazem o dia a dia da Universidade, que fazem os centros, os departamentos, os laboratórios, as unidades, e a gente precisa fazer esse reconhecimento dessa atividade tão nobre que é o serviço público”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

Para o vice-reitor Moacyr Araújo, o dia de homenagens e festival traduz o quanto os servidores são importantes para a Universidade. “Hoje nós estamos comemorando essa dedicação de vocês à Universidade Federal de Pernambuco. Quando a gente começa a pensar e a ver o que faz a UFPE, a gente vê uma série de materiais, estruturas, grandes equipamentos, laboratórios de pesquisa, de ensino e de atividade de extensão, mas tudo isso é irrisório diante do que é mais importante da nossa instituição: que são as pessoas”, destacou.

Já a pró-reitora Brunna Carvalho ressaltou o propósito da Progepe em promover o bem-estar e o reconhecimento dos servidores. “Ano passado, iniciamos uma experimentação homenageando os servidores da ativa que completaram 30 anos, porque em 1994 nós recebemos uma leva muito grande de pessoas na Universidade, em uma década muito difícil para as universidades. Como foi um dia de festa e as pessoas homenageadas agradeceram, resolvemos repetir neste ano”, afirmou.

Além das homenagens, o público acompanhou apresentações musicais e a Feira de Manualidades, com exposição de peças de artesanato e gastronomia produzidas por servidores e colaboradores. As atividades reforçaram o caráter plural e participativo do evento, que tem como propósito estimular a convivência, reconhecer a diversidade e fortalecer os laços humanos dentro da instituição.

A abertura do V Festival de Talentos do Campus Recife ocorreu no último dia 16, no Teatro Joaquim Cardozo, localizado no Centro Cultural Benfica, reunindo servidores em uma tarde de celebração à arte e à criatividade. A programação contou com apresentações teatrais, números de dança e declamações de poesia, além da inauguração de uma exposição fotográfica colaborativa, composta por registros produzidos pelos próprios servidores, em exibição na Sala Samico do Centro Cultural Benfica.

Em sua quinta edição, o Festival de Talentos consolidou-se como uma das ações mais significativas de valorização da comunidade universitária, com programações também nos campi de Caruaru (CAA) e Vitória de Santo Antão (CAV).

O Mês do Servidor 2025 segue com atividades até o final de outubro, incluindo oficinas de dança de salão, defesa pessoal para mulheres e tiro ao arco, além de visita guiada à Oficina Francisco Brennand, a Trilha dos Baobás – Campus Recife e o evento da campanha “Elogiar faz bem – ano II”, reafirmando o compromisso da UFPE com o bem-estar e a valorização de seus servidores.

*Foto de Kayky Felix / Ascom UFPE

Data da última modificação: 23/10/2025, 16:06