Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Univerciência apresenta estudo para o fortalecimento do turismo sustentável em Fernando de Noronha
Notícias Notícias
Univerciência apresenta estudo para o fortalecimento do turismo sustentável em Fernando de Noronha
O programa é voltado para a popularização da ciência feita na região Nordeste
A TV Universitária (TVU) exibe nesta quarta-feira (14), às 18h, mais um episódio do Univerciência, programa voltado para a popularização da ciência feita na região Nordeste. A edição desta semana tem como destaque um inventário realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre as ilhas do Arquipélago de Fernando de Noronha. O objetivo do levantamento de dados é auxiliar na construção de um formato de turismo sustentável no local. A atração pode ser assistida pelo canal 11.1, via transmissão digital e pelo aplicativo TVUPlay.
O programa vai mostrar ainda um estudo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que analisa como os tradicionais blocos de Carnaval do estado contribuem para o fortalecimento da economia e da cultura local; e um trabalho pioneiro realizado por pesquisadores do Campus de Itapetinga da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) que busca compreender as características morfológicas de cabras resgatadas da Ilha de Abrolhos, no extremo sul da Bahia. Os resultados da investigação poderão auxiliar no melhoramento genético de outras raças de caprinos.
Tem ainda matéria sobre iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde pesquisadores utilizam protocolos com laser vermelho para ajudar pacientes diagnosticados com câncer de boca. O procedimento se mostrou eficiente na preservação das papilas gustativas na fase mais agressiva do tratamento.