Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

UFPE lança cartilha sobre patrimônio modernista do Campus Joaquim Amazonas

O evento de lançamento é aberto ao público

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Superintendência de Cultura (Supercult), promove, nesta quinta-feira (25), às 16h, no Mini-auditório II do térreo do Centro de Artes e Comunicação (CAC), o lançamento da cartilha “Educação Patrimonial: O sítio histórico modernista do campus Joaquim Amazonas”. O material tem como objetivo construir e ampliar o conhecimento patrimonial, promovendo uma reflexão coletiva sobre o patrimônio moderno da UFPE e sua importância arquitetônica, urbanística e paisagística. O evento é gratuito e aberto ao público.

A apresentação da cartilha será realizada pela arquiteta e urbanista da Supercult Andréa Gáti, que é a idealizadora do projeto, além de doutora em desenvolvimento urbano e especialista em patrimônio moderno. Logo em seguida, o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, Luiz Amorim, e a arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE), Márcia Hazin, falarão sobre a relevância do material.

“A importância da cartilha é dar início a uma série de ações que visam à preservação do patrimônio moderno arquitetônico do campus Joaquim Amazonas, além de despertar nas pessoas o interesse pela preservação do patrimônio a partir do conhecimento do seu valor”, afirma Andréa Gáti.

O material apresenta alguns edifícios modernos que foram construídos entre as décadas de 1950 e 1970 no Campus Joaquim Amazonas da UFPE, no Recife. Em conjunto, os prédios configuram um sítio histórico e podem ser considerados parte do Patrimônio Cultural Material de Pernambuco.

A cartilha propõe uma aproximação entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, estimulando a valorização do campus como espaço de memória e de preservação cultural. Por meio de uma linguagem acessível, o documento apresenta o sítio histórico modernista do campus Joaquim Amazonas, destacando elementos arquitetônicos e urbanísticos que fazem parte da identidade da Universidade. O lançamento integra as ações da Supercult voltadas ao fortalecimento da memória institucional e ao estímulo à cultura de preservação do patrimônio público.

Fecha de la última modificación: 23/09/2025, 16:19