Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- UFPE lamenta falecimento do professor aposentado Ed Paschoal Carrazzoni
Asset Publisher Asset Publisher
UFPE lamenta falecimento do professor aposentado Ed Paschoal Carrazzoni
O professor foi um dos principais expoentes da Química Orgânica em Pernambuco
A Universidade Federal de Pernambuco lamenta, com pesar, o falecimento do pesquisador e professor de Química aposentado Ed Paschoal Carrazzoni. Ele tinha 86 anos. As cerimônias de velório e cremação foram realizadas no último dia 20, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, reunindo parentes, amigos, ex-alunos e admiradores.
Um dos principais expoentes da Química Orgânica em Pernambuco, Ed Carrazzoni formou-se em Química Industrial pela UFPE em 1961; concluiu o mestrado na PUC-Rio; e desenvolveu seus estudos de doutorado sobre Espectrometria de Absorção no Infravermelho e de Ressonância Magnética Nuclear no centro de pesquisas Forschungszentrum Jülich, na Alemanha. O docente ingressou no serviço público em 1959, tendo se aposentado no ano de 1990.
Em nota, o Conselho Regional de Química de Pernambuco (CRQ-PE) destaca que o reconhecimento intelectual de Ed Carrazzoni transcendeu o meio acadêmico, “garantindo-lhe um espaço de destaque como verbete na antiga Enciclopédia Delta Larousse. Além de inúmeros artigos científicos, ele enriqueceu o conhecimento com a publicação de dezenas de livros, incluindo obras didáticas de referência para concursos e vestibulares (...) Sua vida foi um exemplo de paixão pela educação e um compromisso inabalável com a Química em Pernambuco. Seu legado inspira e perdurará”.
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde Ed Carrazzoni se formou Bacharel em Química (em 1959) e posteriormente atuou como docente, também divulgou nota de pesar: “Neste momento de luto, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com esse grande mestre. A sua dedicação, paixão e compromisso com a educação deixarão um legado duradouro em nossa Universidade e em todos aqueles que tiveram a honra de ser seus alunos e colegas”. Na Unicap, Carrazzoni foi coordenador do curso de Química, diretor do Instituto de Tecnologia e Ciências Exatas e Pró-Reitor Administrativo.