Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- UFPE lamenta falecimento da servidora aposentada Maria do Carmo Pontes Lyra
Notícias Notícias
UFPE lamenta falecimento da servidora aposentada Maria do Carmo Pontes Lyra
Carminha foi aluna da primeira turma do curso de Biblioteconomia, organizado pelo Departamento de Documentação e Cultura da Prefeitura do Recife
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, em especial, o Centro de Artes e Comunicação (CAC), lamentam com pesar o falecimento da bibliotecária aposentada Maria do Carmo Pontes Lyra, conhecida carinhosamente como Carminha Lyra. Velório e cremação foram realizados no último dia 29, no Cemitério Morada da Paz. Ela tinha 97 anos.
Carminha foi aluna da primeira turma do curso de Biblioteconomia, organizado pelo Departamento de Documentação e Cultura da Prefeitura do Recife. Ingressou em 1951 na Escola de Belas Artes de Pernambuco, atuando na Faculdade de Arquitetura. Ela vivenciou toda a trajetória da integração da Escola de Belas Artes de Pernambuco à Universidade do Recife e, depois, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trabalhou na Biblioteca Setorial do CAC desde o início de suas atividades até a aposentadoria, em 1988.
“Sua atuação profissional foi marcada pelo conhecimento da vida e obra de dois expoentes pernambucanos: Joaquim Cardozo e Evaldo Coutinho. Nos últimos anos de vida, dedicou-se a organizar a documentação sobre estes ilustres pernambucanos para a formação de uma coleção no Memorial Denis Bernardes da Biblioteca Central da UFPE. Juntamente com a bibliotecária Maria Valéria Baltar de Abreu Vasconcelos, organizou uma bibliografia sobre a vida e obra de Joaquim Cardozo, publicada pela Editora Universitária da UFPE. A Comunidade do Centro de Artes e Comunicação lamenta seu falecimento e se solidariza com os familiares e amigos”, diz a nota de pesar divulgada pelo curso de Biblioteconomia da UFPE.