Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- UFPE intensifica presença na COP30 com atuação de pesquisadores em agendas científicas, institucionais e de diplomacia climática
Notícias Notícias
UFPE intensifica presença na COP30 com atuação de pesquisadores em agendas científicas, institucionais e de diplomacia climática
Os docentes atuarão em frentes estratégicas de pesquisa, cooperação acadêmica, governança hídrica e diálogo científico internacional
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) amplia sua participação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que teve início na segunda-feira (10) e segue até 21 de novembro, em Belém (PA), com a presença do vice-reitor Moacyr Araújo e dos professores Maria do Carmo Sobral e Pedro Augusto, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental; e Pedro Melo, do Departamento de Oceanografia. Os docentes atuarão em frentes estratégicas de pesquisa, cooperação acadêmica, governança hídrica e diálogo científico internacional, representando a UFPE em um dos mais relevantes fóruns globais dedicados ao enfrentamento das mudanças climáticas, com o objetivo de fortalecer a produção de conhecimento, a formulação de políticas públicas e a diplomacia científica brasileira.
Reconhecido por sua atuação em pesquisas sobre mudanças climáticas e oceanografia, o vice-reitor Moacyr Araújo participa da COP30 como referência nacional no tema. Ele também coordena a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) e integra conselhos científicos estratégicos ligados ao governo brasileiro para a conferência, contribuindo com debates técnicos e políticos sobre mitigação e adaptação climática. Sua participação reforça a liderança científica da UFPE em agendas ambientais e climáticas, alinhada aos esforços nacionais de posicionamento do Brasil no cenário internacional.
A professora Maria do Carmo Sobral participa da conferência como vice-coordenadora nacional dos Programas de Pós-Graduação em Gestão e Regulação das Águas, iniciativa promovida pela Agência Nacional das Águas e do Saneamento Básico (ANA). A docente atuará em agendas estratégicas sobre governança e segurança hídrica, promovendo discussões sobre políticas públicas para gestão sustentável dos recursos hídricos em cenário de emergência climática. A participação dela reforça o papel da Universidade na formação de quadros qualificados e na geração de conhecimento científico aplicado às políticas de adaptação climática e saneamento no Brasil.
O professor Pedro Augusto, também do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, integra a delegação da UFPE, contribuindo para debates técnicos sobre infraestrutura urbana resiliente, sustentabilidade ambiental e estratégias de mitigação e adaptação climática. A participação dos dois docentes amplia a presença institucional da UFPE na COP30, somando-se às iniciativas já destacadas anteriormente pela Universidade.
Já o professor Pedro Melo, do Departamento de Oceanografia, o mesmo do vice-reitor Moacyr Araújo, participa da Caravana Fluvial Iaraçu, missão científica e sociopolítica em uma iniciativa internacional organizada pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), com apoio da Embaixada da França no Brasil, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica (CFBBA) e outras instituições brasileiras e internacionais. A expedição navegará por comunidades amazônicas reunindo cientistas, pesquisadores, instituições públicas, representantes governamentais, organizações sociais e populações locais para promover diplomacia científica, escuta territorial, fortalecer a cooperação científica entre Brasil e França e dar visibilidade a soluções socioambientais amazônicas para a crise climática e transição ecológica.
A COP30
A COP30 constitui o principal encontro mundial sobre mudanças do clima, reunindo chefes de Estado, cientistas, autoridades governamentais, organismos internacionais, setor empresarial e representantes da sociedade civil de cerca de 190 países. A conferência é um espaço anual dedicado à definição e monitoramento de metas climáticas globais, que orienta políticas de descarbonização, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Em sua 30ª edição, o evento assume marcada relevância histórica ao ocorrer no Brasil, especialmente na Amazônia, região estratégica para o equilíbrio climático planetário.
Entre as prioridades da presidência brasileira da COP30 estão o fortalecimento da Amazônia como solução climática global, a defesa de mecanismos financeiros justos para países em desenvolvimento, a promoção de transições socioambientais justas e inclusivas e a integração entre clima, biodiversidade e justiça social. A conferência também dará continuidade ao Acordo de Paris, aprofundando metas de limitação do aquecimento global a 1,5°C e mecanismos de financiamento climático, questões centrais para avançar nos compromissos firmados nas últimas edições do evento.
Com a participação de seus pesquisadores em agendas estratégicas, a UFPE reafirma seu compromisso com a produção de conhecimento, a cooperação científica internacional e o fortalecimento de políticas públicas socioambientais que contribuam para a construção de um futuro sustentável e resiliente.