Notícias Notícias

Voltar

Semana Memórias de Terreiros acontece, de 23 a 26 deste mês, na Biblioteca Central

A programação do evento une arte, literatura, espiritualidade e tradição

A Semana Memórias de Terreiros será realizada, de 23 a 26 deste mês, na Biblioteca Central da UFPE, localizada no Campus Recife. A semana é um espaço de celebração, partilha e valorização das memórias, saberes e práticas das tradições de matriz africana, afirmando o papel central da ancestralidade na construção das resistências e dos saberes afro-brasileiros. O evento é uma realização do Espaço de Pesquisa e Cultura das Relações Étnico-Raciais (Epcrer) da Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A programação une arte, literatura, espiritualidade e tradição. As atividades são gratuitas e abertas ao público. A semana é um convite à reflexão sobre a importância das memórias afro-brasileiras na construção das resistências históricas e na produção de conhecimento acadêmico e cultural na busca por uma pluriversidade. 

Confira a programação

Dia 23/09 
Das 14h às 16h - Lançamento dos livros do Babalorixá Jorge Roseno "Raízes do Corpo" e "Ancestralidade religiosa afrodescendente, design antropológico e inovação tecnológica, através do ambiente virtual, em tempo de pandemia - 2020"

Às 16h - Inauguração da exposição "Àwòrìn - Uma reverência à ancestralidade", com obras e curadoria do artista Osvaldo Azevedo, propondo um diálogo visual com a memória ancestral por meio da arte moldada de orixás do candomblé

Dia 24/09
Das 14h às 17h - Oficina de Pirogravura "Adentrando Adinkras" com Osvaldo Azevedo, abordando símbolos africanos e suas representações gráficas por meio do ensino da técnica da pirografia/pirogravura (gravação a fogo)  

Dia 26/09
Das 9h às 21h - Cosme e Damião Epcrer: Entrega tradicional de Cosme e Damião (ibejis), um gesto de axé, cuidado e comunhão

Mais informações
EPCRER - Biblioteca Central 

epcrer.bc@ufpe.br 

Data da última modificação: 10/09/2025, 16:49