Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Projeto UFPE no Meu Quintal participa de ação internacional em Moçambique
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Projeto UFPE no Meu Quintal participa de ação internacional em Moçambique
A equipe desenvolveu ações em cidadania, educação, saúde, cultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável junto à comunidade local

A equipe do projeto de extensão UFPE no Meu Quintal participou de uma experiência internacional em Moçambique em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do projeto Trilhas Potiguares. A equipe esteve no país, de 6 a 17 de setembro, nas cidades de Maxixe e Inhambane com o objetivo de desenvolver ações extensionistas com a comunidade local. O foco foram ações em cidadania, educação, saúde, cultura, meio ambiente e desenvolvimento local sustentável.
A iniciativa envolveu uma equipe de 26 pessoas ligadas à UFPE, UFRN, Universidade Estadual de Santa Cruz e Instituto Federal do Pará. Da UFPE, participaram os professores José Eduardo Garcia, coordenador do UFPE no Meu Quintal; Sérgio Matias, que está à frente da Coordenadoria de Educação em Ciências, Tecnologia e Inovação Extensionista (Cecine); e as estudantes Vitória Mota, da graduação em Pedagogia, e Luana Salvador, da graduação em Ciências Sociais. Luana e Vitória desenvolveram com professores e com alunos do ensino médio ações dentro dos temas educação étnico-racial e direitos humanos. Luana ministrou as oficinas "Cartas para Anne Frank", que trouxe a história de Anne para os jovens africanos, e "Os ciclos de diálogo", na área de direitos humanos. Já Vitória ministrou uma oficina que girou em torno do tema de antirracismo em território moçambicano e outra que dialogou diretamente com a cultura do país africano e abordou as máscaras, as músicas, as capulanas e a arte.
“A ideia é que a gente consiga estreitar os laços com as duas universidades moçambicanas que se envolveram, que são a Unisave [Universidade Save] e a Universidade Eduardo Mondlane, para poder seguir tocando novos projetos, novas propostas de extensão naquele país”, explica José Eduardo. Essa já é a quarta vez que o projeto UFPE no Meu Quintal atua no exterior. A primeira vez também foi na África, em Cabo Verde. “Nós estivemos lá, fizemos uma visita de reconhecimento, depois recebemos uma professora de Cabo Verde, que trabalhou com a gente no nosso projeto”, conta José Eduardo. Na segunda oportunidade, o projeto foi para o Haiti trabalhar com estudantes da Universidade Estadual do Estado do Haiti. Na terceira vez, o projeto iria para o Paraguai, mas, por questões operacionais, a operação acabou não acontecendo. E a quarta é esta experiência em Moçambique.
O UFPE no Meu Quintal é um projeto que atua em municípios do Sertão pernambucano e que mobiliza mais de 1,5 mil estudantes de graduação, beneficiando aproximadamente 25 mil pessoas. Ao longo de suas 11 edições, o UFPE no Meu Quintal se concretizou como um projeto que busca mudar o cenário socioeconomicamente precário das pessoas que habitam lugares com pouco acesso às necessidades básicas por meio da promoção de cursos, palestras e capacitações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, justiça e cidadania, tecnologias sociais e cultura.
Mais informações
UFPE no Meu Quintal no Instagram @ufpenomeuquintal
meuquintal.ufpe@ufpe.br