Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Professora Maria Cristina Raposo recebe Medalha Prêmio pelos 50 anos de serviço público em solenidade no CCEN
Notícias Notícias
Professora Maria Cristina Raposo recebe Medalha Prêmio pelos 50 anos de serviço público em solenidade no CCEN
A cerimônia reuniu familiares, amigos, colegas, estudantes e membros da comunidade universitária
A professora Maria Cristina Falcão Raposo, do Departamento de Estatística do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi homenageada na tarde da última segunda-feira (3), no Auditório Professor Ricardo Ferreira, no CCEN, Campus Recife, com a Medalha Prêmio pelos 50 anos de serviço público, concedida pelo Ministério da Educação (MEC). Na mesma ocasião, a UFPE entregou um diploma honorífico em reconhecimento à trajetória da docente, em evento marcado por emoção, homenagens familiares, apresentação musical e presença da comunidade acadêmica, celebrando a relevante contribuição de Cristina Raposo à Universidade e ao país.
A mesa da solenidade foi composta pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes; pela homenageada, Maria Cristina Raposo; pela diretora do CCEN, Claudete Pereira (participante on-line); pelo vice-diretor do CCEN, Mauro Copelli; pelo chefe do Departamento de Estatística, Manoel Raimundo de Sena Júnior; pela pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho; pelo Professor Emérito da UFPE Gauss Cordeiro; e pelo professor do Departamento de Engenharia Civil e ex-reitor da UFPE Anísio Brasileiro.
A solenidade contou também com uma apresentação musical da estudante Júlia Paulino, do Departamento de Música do Centro de Artes e Comunicação (CAC), que emocionou o público ao tocar violino na abertura e no encerramento do evento, dando um tom artístico e sensível à cerimônia.
Durante seu pronunciamento, o reitor Alfredo Gomes destacou a relevância da trajetória da homenageada. “Hoje celebramos a professora Maria Cristina Raposo, que há 50 anos honra a UFPE com trabalho, ética, inteligência e um amor profundo pela educação. Professora Cristina, sua passagem pela UFPE não foi uma travessia discreta, foi uma caminhada luminosa. Gratidão pela dedicação, pela paciência, pela firmeza e pela delicadeza com que sempre tratou as pessoas, os estudantes, os colegas professores, os colegas servidores”, afirmou.
A cerimônia reuniu familiares — entre eles, o marido e os filhos Oscar Felipe e Bruno — além de amigos, colegas, estudantes e membros da comunidade universitária. O Departamento de Estatística prestou homenagem à docente com a entrega de um buquê de flores. Um dos momentos mais emocionantes ocorreu quando o filho Oscar Felipe declamou um cordel escrito especialmente para a ocasião, seguido por uma fala improvisada do filho Bruno, que expressou o orgulho e a admiração pela trajetória da mãe.
Com emoção, a professora Maria Cristina Raposo agradeceu a homenagem e relembrou sua jornada. “A docência foi uma carreira que abracei onde tive muitos desafios, mas também muitas conquistas. E como já dizia Paulo Freire: ‘não existe docência sem discência, ensinar e aprender são processos complementares’. Portanto, posso afirmar que hoje sou o que sou por conta de meus alunos, que ensino e que também aprendo com eles. Hoje, depois de 51 anos de ensino, venho trabalhar com a mesma alegria do início da carreira. De fato, não posso me referir com a mesma energia, pois o tempo é imensurável, mas com o mesmo amor e com sonhos ainda maiores. Eu não sei se na minha luta diária, como educadora, fiz tudo que eu pude, mas ainda vou continuar fazendo um pouquinho mais”, declarou a homenageada.
A diretora do CCEN, Claudete Pereira, participou virtualmente e reforçou o reconhecimento merecido à docente. “Dedicação e resiliência ao longo de 50 anos. Imaginem os desafios de uma mulher, mãe de três filhos — hoje também avó de cinco netos —, acadêmica e cientista desde os anos 70. Imagina o futuro que incendia ao longo de todos esses anos em uma área predominantemente dominada por homens. Cristina nos encoraja e nos estimula a buscar muito mais representatividade e mais reconhecimentos com sua competência, dedicação, resiliência e paixão”, pontuou.
Representando a direção da unidade no auditório, o vice-diretor do CCEN, Mauro Copelli, ressaltou o legado da homenageada. “Falar de meio século de trabalho é falar de uma vitória dedicada à Universidade, à ciência e à formação de gerações de estudantes. Mas, no caso da professora Cristina, é também falar de gentileza, de firmeza, de um senso de responsabilidade que sempre inspiraram colegas e alunos”, afirmou.
Graduada, mestra e doutora pela UFPE, a professora Cristina Raposo exerceu funções no magistério, na pesquisa e na administração universitária, atuando como coordenadora do curso de Estatística, chefe do Departamento de Estatística, coordenadora de Informações Gerenciais da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) e diretora de Avaliação e Planejamento Institucional. Professora titular, ela possui trajetória destacada em Probabilidade e Estatística Aplicadas, com estudos voltados para pobreza, desigualdade e crescimento econômico.
A Medalha Prêmio, instituída pelo Decreto nº 51.061, de 27 de julho de 1961, reconhece servidores civis do Poder Executivo Federal que completam 50 anos de serviço público sem faltas graves. A concessão da honraria à professora Cristina Raposo foi aprovada por unanimidade pelo Pleno do CCEN e integrou as celebrações dos 198 anos da UFPE.
A cerimônia reafirmou o compromisso da UFPE com a valorização de sua comunidade acadêmica e destacou o legado construído por uma das mais expressivas docentes da instituição, cuja trajetória segue como referência de dedicação, excelência e serviço ao ensino superior público brasileiro.
*Foto de Júlia Alencar / Ascom UFPE