Notícias Notícias

Voltar

Professora Maria Cristina Raposo recebe Medalha Prêmio pelos 50 anos de serviço público em solenidade no CCEN

A cerimônia reuniu familiares, amigos, colegas, estudantes e membros da comunidade universitária

A professora Maria Cristina Falcão Raposo, do Departamento de Estatística do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi homenageada na tarde da última segunda-feira (3), no Auditório Professor Ricardo Ferreira, no CCEN, Campus Recife, com a Medalha Prêmio pelos 50 anos de serviço público, concedida pelo Ministério da Educação (MEC). Na mesma ocasião, a UFPE entregou um diploma honorífico em reconhecimento à trajetória da docente, em evento marcado por emoção, homenagens familiares, apresentação musical e presença da comunidade acadêmica, celebrando a relevante contribuição de Cristina Raposo à Universidade e ao país.

A mesa da solenidade foi composta pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes; pela homenageada, Maria Cristina Raposo; pela diretora do CCEN, Claudete Pereira (participante on-line); pelo vice-diretor do CCEN, Mauro Copelli; pelo chefe do Departamento de Estatística, Manoel Raimundo de Sena Júnior; pela pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho; pelo Professor Emérito da UFPE Gauss Cordeiro; e pelo professor do Departamento de Engenharia Civil e ex-reitor da UFPE Anísio Brasileiro.

A solenidade contou também com uma apresentação musical da estudante Júlia Paulino, do Departamento de Música do Centro de Artes e Comunicação (CAC), que emocionou o público ao tocar violino na abertura e no encerramento do evento, dando um tom artístico e sensível à cerimônia.

Durante seu pronunciamento, o reitor Alfredo Gomes destacou a relevância da trajetória da homenageada. “Hoje celebramos a professora Maria Cristina Raposo, que há 50 anos honra a UFPE com trabalho, ética, inteligência e um amor profundo pela educação. Professora Cristina, sua passagem pela UFPE não foi uma travessia discreta, foi uma caminhada luminosa. Gratidão pela dedicação, pela paciência, pela firmeza e pela delicadeza com que sempre tratou as pessoas, os estudantes, os colegas professores, os colegas servidores”, afirmou.

A cerimônia reuniu familiares — entre eles, o marido e os filhos Oscar Felipe e Bruno — além de amigos, colegas, estudantes e membros da comunidade universitária. O Departamento de Estatística prestou homenagem à docente com a entrega de um buquê de flores. Um dos momentos mais emocionantes ocorreu quando o filho Oscar Felipe declamou um cordel escrito especialmente para a ocasião, seguido por uma fala improvisada do filho Bruno, que expressou o orgulho e a admiração pela trajetória da mãe.

Com emoção, a professora Maria Cristina Raposo agradeceu a homenagem e relembrou sua jornada. “A docência foi uma carreira que abracei onde tive muitos desafios, mas também muitas conquistas. E como já dizia Paulo Freire: ‘não existe docência sem discência, ensinar e aprender são processos complementares’. Portanto, posso afirmar que hoje sou o que sou por conta de meus alunos, que ensino e que também aprendo com eles. Hoje, depois de 51 anos de ensino, venho trabalhar com a mesma alegria do início da carreira. De fato, não posso me referir com a mesma energia, pois o tempo é imensurável, mas com o mesmo amor e com sonhos ainda maiores. Eu não sei se na minha luta diária, como educadora, fiz tudo que eu pude, mas ainda vou continuar fazendo um pouquinho mais”, declarou a homenageada. 

A diretora do CCEN, Claudete Pereira, participou virtualmente e reforçou o reconhecimento merecido à docente. “Dedicação e resiliência ao longo de 50 anos. Imaginem os desafios de uma mulher, mãe de três filhos — hoje também avó de cinco netos —, acadêmica e cientista desde os anos 70. Imagina o futuro que incendia ao longo de todos esses anos em uma área predominantemente dominada por homens. Cristina nos encoraja e nos estimula a buscar muito mais representatividade e mais reconhecimentos com sua competência, dedicação, resiliência e paixão”, pontuou.

Representando a direção da unidade no auditório, o vice-diretor do CCEN, Mauro Copelli, ressaltou o legado da homenageada. “Falar de meio século de trabalho é falar de uma vitória dedicada à Universidade, à ciência e à formação de gerações de estudantes. Mas, no caso da professora Cristina, é também falar de gentileza, de firmeza, de um senso de responsabilidade que sempre inspiraram colegas e alunos”, afirmou. 

Graduada, mestra e doutora pela UFPE, a professora Cristina Raposo exerceu funções no magistério, na pesquisa e na administração universitária, atuando como coordenadora do curso de Estatística, chefe do Departamento de Estatística, coordenadora de Informações Gerenciais da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) e diretora de Avaliação e Planejamento Institucional. Professora titular, ela possui trajetória destacada em Probabilidade e Estatística Aplicadas, com estudos voltados para pobreza, desigualdade e crescimento econômico.

A Medalha Prêmio, instituída pelo Decreto nº 51.061, de 27 de julho de 1961, reconhece servidores civis do Poder Executivo Federal que completam 50 anos de serviço público sem faltas graves. A concessão da honraria à professora Cristina Raposo foi aprovada por unanimidade pelo Pleno do CCEN e integrou as celebrações dos 198 anos da UFPE.

A cerimônia reafirmou o compromisso da UFPE com a valorização de sua comunidade acadêmica e destacou o legado construído por uma das mais expressivas docentes da instituição, cuja trajetória segue como referência de dedicação, excelência e serviço ao ensino superior público brasileiro.

*Foto de Júlia Alencar / Ascom UFPE

Data da última modificação: 05/11/2025, 17:09