Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Prêmio Finep de Inovação 2025 contempla Instituto de Tecnologias Quânticas em etapa regional
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Prêmio Finep de Inovação 2025 contempla Instituto de Tecnologias Quânticas em etapa regional
Projetos vencedores são reconhecidos com troféus, certificados e exposição em mídia
O Instituto de Tecnologias Quânticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou a etapa Nordeste do Prêmio de Inovação 2025 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Vencedor na categoria Infraestrutura de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), o projeto é voltado às tecnologias quânticas aplicadas à defesa, com foco em computação, comunicação e criptografia quântica. A iniciativa, coordenada por Daniel Felinto Pires Barbosa, professor do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), disputará a etapa nacional com os vencedores de cada região do país. O prêmio contempla projetos apoiados pela agência pública que se destacam por fortalecer o ecossistema de inovação e converter conhecimento em processos, bens e serviços inovadores. A Finep divulgou o resultado em cerimônia realizada no Recife na última segunda-feira (17).
Daniel Felinto dá detalhes sobre a iniciativa. “O projeto é para implementação de um novo instituto na UFPE dedicado ao desenvolvimento de tecnologias quânticas, que envolvem computação quântica, comunicação quântica e sensoriamento quântico. Essas tecnologias precisam de uma abordagem multidisciplinar para serem desenvolvidas e a ideia é que o novo instituto (denominado Quanta - UFPE) seja esse espaço de colaboração entre engenharia, física e computação”, explica o docente. O instituto, que vai ser instalado no Parque Tecnológico e Científico da UFPE, localizado no Edifício Celso Furtado, prevê a construção de um processador quântico fotônico e três laboratórios especializados.
Os projetos vencedores serão reconhecidos mediante troféus, certificados e exposição em mídia. “Ganhamos na categoria de ‘Infraestrutura de C&T em ICTs’, então é um reconhecimento da importância da infraestrutura que estamos montando e da qualidade do projeto em desenvolvimento. Para nós, o prêmio é particularmente importante por envolver a divulgação do projeto. É isso que ganhamos no prêmio. Mas precisamos de mais divulgação mesmo atualmente. Então veio em ótima hora”, comemora Daniel.
A UFPE teve outros dois finalistas na etapa regional. Na categoria Infraestrutura, Saneamento, Moradia e Mobilidade Sustentáveis, a Finep contemplou o projeto Avanços Integrados em Mobilidade Inteligente, Segurança Veicular e Eficiência Energética - AIMOBVE. O objetivo do projeto é desenvolver tecnologias para veículos elétricos de duas rodas, com foco especial na segurança dos motociclistas, transição para uma frota elétrica eficiente e sustentável. Também chegou à essa etapa a iniciativa Universidade Federal de Pernambuco - Salas Limpas, voltada à consolidação da infraestrutura multiusuária de pesquisa de ambientes controlados para experimentação animal e laboratórios de biossegurança.
Na cerimônia da premiação estavam presentes o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE, Pedro Carelli; e os membros do Comitê Gestor do Quanta: Daniel Felinto Pires Barbosa (coordenador do projeto) e Nadja Bernardes, ambos do Departamento de Física; Adenilton Silva, do Centro de Informática; Isis Didier Lins, do Departamento de Engenharia de Produção; e Joaquim F. Martins Filho, do Departamento de Eletrônica e Sistemas.