Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Prêmio Finep de Inovação 2025 contempla Instituto de Tecnologias Quânticas em etapa regional

Projetos vencedores são reconhecidos com troféus, certificados e exposição em mídia

O Instituto de Tecnologias Quânticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou a etapa Nordeste do Prêmio de Inovação 2025 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Vencedor na categoria Infraestrutura de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), o projeto é voltado às tecnologias quânticas aplicadas à defesa, com foco em computação, comunicação e criptografia quântica. A iniciativa, coordenada por Daniel Felinto Pires Barbosa, professor do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), disputará a etapa nacional com os vencedores de cada região do país. O prêmio contempla projetos apoiados pela agência pública que se destacam por fortalecer o ecossistema de inovação e converter conhecimento em processos, bens e serviços inovadores. A Finep divulgou o resultado em cerimônia realizada no Recife na última segunda-feira (17). 

Daniel Felinto dá detalhes sobre a iniciativa. “O projeto é para implementação de um novo instituto na UFPE dedicado ao desenvolvimento de tecnologias quânticas, que envolvem computação quântica, comunicação quântica e sensoriamento quântico. Essas tecnologias precisam de uma abordagem multidisciplinar para serem desenvolvidas e a ideia é que o novo instituto (denominado Quanta - UFPE) seja esse espaço de colaboração entre engenharia, física e computação”, explica o docente. O instituto, que vai ser instalado no Parque Tecnológico e Científico da UFPE, localizado no Edifício Celso Furtado, prevê a construção de um processador quântico fotônico e três laboratórios especializados. 

Os projetos vencedores serão reconhecidos mediante troféus, certificados e exposição em mídia. “Ganhamos na categoria de ‘Infraestrutura de C&T em ICTs’, então é um reconhecimento da importância da infraestrutura que estamos montando e da qualidade do projeto em desenvolvimento. Para nós, o prêmio é particularmente importante por envolver a divulgação do projeto. É isso que ganhamos no prêmio. Mas precisamos de mais divulgação mesmo atualmente. Então veio em ótima hora”, comemora Daniel. 

A UFPE teve outros dois finalistas na etapa regional. Na categoria Infraestrutura, Saneamento, Moradia e Mobilidade Sustentáveis, a Finep contemplou o projeto Avanços Integrados em Mobilidade Inteligente, Segurança Veicular e Eficiência Energética - AIMOBVE. O objetivo do projeto é desenvolver tecnologias para veículos elétricos de duas rodas, com foco especial na segurança dos motociclistas, transição para uma frota elétrica eficiente e sustentável. Também chegou à essa etapa a iniciativa Universidade Federal de Pernambuco - Salas Limpas, voltada à consolidação da infraestrutura multiusuária de pesquisa de ambientes controlados para experimentação animal e laboratórios de biossegurança.

Na cerimônia da premiação estavam presentes o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE, Pedro Carelli; e os membros do Comitê Gestor do Quanta: Daniel Felinto Pires Barbosa (coordenador do projeto) e Nadja Bernardes, ambos do Departamento de Física; Adenilton Silva, do Centro de Informática; Isis Didier Lins, do  Departamento de Engenharia de Produção; e Joaquim F. Martins Filho, do Departamento de Eletrônica e Sistemas.

Fecha de la última modificación: 19/11/2025, 15:09