Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Livro resgata legado do arquiteto pernambucano Wandenkolk Tinoco
Notícias Notícias
Livro resgata legado do arquiteto pernambucano Wandenkolk Tinoco
Wandenkolk atuou como professor na UFPE por mais de 30 anos
A Cepe Editora lança, nesta terça-feira (18), às 19h, a obra Wandenkolk, primeira publicação inteiramente dedicada à trajetória e à produção do professor aposentado da UFPE e arquiteto modernista pernambucano Wandenkolk Walter Tinoco (1936 - 2021), um dos nomes mais influentes da geração de 1960. O livro reúne textos de pesquisadores de diferentes regiões do país e resgata a importância de Wandenkolk para a arquitetura moderna brasileira. O lançamento ocorre na Academia Pernambucana de Letras (APL) e vai contar ainda com homenagem dos filhos do arquiteto e exibição do vídeo-documentário “Wandenkolk”, de Bruno Firmino.
Formado pela Escola de Belas Artes do Recife em 1958, ele integrou o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no início da década de 1960, onde atuou como professor por mais de 30 anos, formando gerações de arquitetos. Sua obra é marcada pela busca por uma relação orgânica entre espaço construído e natureza, traduzida em projetos que valorizavam a luz, a ventilação e a verdade estrutural dos materiais. É dele o projeto do Villa Marianna, no Parnamirim, que exibe jardins e jardineiras lineares na fachada principal. Wandenkolk é também um dos pioneiros em prédios altos modernos na Avenida Boa Viagem, como o San Remo, o Queen Mary e o Bretanha, nos anos 1960.
O título tem coordenação editorial da arquiteta Betânia Brendle, ex-aluna e ex-estagiária do homenageado, em parceria com o arquiteto Fernando Diniz Moreira. O livro apresenta um panorama abrangente da produção do arquiteto e destaca sua contribuição artística e acadêmica, reafirmando Wandenkolk Walter Tinoco como um dos principais nomes da arquitetura moderna em Pernambuco. A obra mostra também a transição das moradias em casas térreas para prédios de apartamentos no Recife.
Entre os autores que assinam os capítulos estão Betânia Brendle, Hugo Segawa, Glauco Campello, Fernando Diniz Moreira, Bruno Ferraz, Luiz Amorim, Ênio Laprovitera, Paulo Raposo Andrade, Liliana Adrião, Patrícia Ataíde, Ana Beatriz Silva e Lima, Natália Vieira, Islena Melo e Ronaldo L’Amour.