Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Ingressantes dos cursos de graduação do CAV são recebidos pelo reitor Alfredo Gomes e equipe, em cerimônia hoje (12)
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Ingressantes dos cursos de graduação do CAV são recebidos pelo reitor Alfredo Gomes e equipe, em cerimônia hoje (12)
Evento foi realizado no hall do prédio da diretoria do CAV, no município da Vitória de Santo Antão

Por Luciana de Souza Leão
Estudantes que participaram hoje (sexta, 12) pela manhã da cerimônia de abertura do semestre 2025.2 no Centro Acadêmico da Vitória (CAV) da UFPE demonstraram a alegria em estar numa das melhores universidades públicas do país e ainda revelaram estar cheios de expectativa positiva e de sonhos a realizar. Eles foram recebidos pelo reitor Alfredo Gomes, pelo diretor do CAV, José Antônio Santos, pela vice-diretora do centro, Michele Galindo, e pelas pró-reitoras de Graduação, Magna Silva, e para Assuntos Estudantis, Cinthia Alves, docentes e técnicos administrativos, num evento realizado no hall do prédio da diretoria do CAV, no município da Vitória de Santo Antão. Houve apresentação musical, com os estudantes de Música Ruti Freitas (violão) e Victor Castanheira (bandolim), e exibição do vídeo institucional.
“Sejam bem-vindos e bem-vindas à melhor universidade em linha reta do Brasil”, disse o reitor Alfredo Gomes, se referindo ao fato de a UFPE estar agora em todas as regiões do Estado, da capital Recife até Sertânia, no Sertão, onde inaugurou o novo campus na segunda-feira (8). A UFPE oferece cursos de graduação, de mestrado e doutorado, especializações, residências, projetos de pesquisa, ações de extensão e de internacionalização. Ele mencionou o início da UFPE em 1827, com a criação dos cursos jurídicos, hoje a Faculdade de Direito do Recife (FDR), a consolidação como universidade ao ser criado o Campus Recife, e a interiorização, com os Centros Acadêmicos da Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), a partir de 2006. “Acreditamos no êxito da trajetória de vocês. Estamos afirmando também a crença num projeto de Brasil ainda inacabado, quando a gente abre uma faculdade, uma escola, um centro acadêmico, uma escola, a gente está assumindo um compromisso com as juventudes que precisam ser formadas, com excelência e qualidade no ensino”, afirmou ele.
O estudante Vinícius Henrique Moura, 21 anos, do curso de bacharelado em Educação Física, natural de Bezerros, no Agreste, estava muito feliz em ter chegado à UFPE. Ele chegou a pensar em fazer o curso de Ciência da Computação, mas hoje está muito feliz com a escolha que fez. “Eu sempre fui da área de tecnologia, mas também sempre estive envolvido nessa questão de atividade física. Está sendo uma surpresa conhecer essa área da saúde que abrange a Educação Física. Estou me surpreendendo e me apaixonando”, disse. Já Wilmedecy Christian de Carvalho Ataide, 19 anos, de Limoeiro, também no Agreste pernambucano, colega de Vinícius no curso bacharelado em Educação Física, até pensou em fazer a graduação em Nutrição, mas está se mostrando apaixonado pelo curso que escolheu. “Estou tendo uma visão totalmente diferente do que eu imaginava. A Educação Física não é só aquilo que eles dizem, abrange mais, muita coisa mais”, destacou.
Vinícius Henrique Moura e Wilmedecy Christian Ataide, do bacharelado em Educação Física
Natural de Vitória de Santo Antão, Leticia Gabrielly de Franca Almeida tem 18 anos e escolheu Nutrição, ao ficar na lista de espera. Queria cursar Direito, mas não teve nota suficiente. Agora, ao começar o curso, disse que está feliz com a escolha, porque considera “Nutrição uma área apaixonante. É uma área que cuida da saúde e é muito desvalorizada. A gente é o que a gente come, né?”, disse ela.
A vice-diretora do CAV, Michele Galindo, falou com orgulho de cursado a graduação, o mestrado e o doutorado na UFPE. “E temos muito orgulho de ser UFPE no interior de Pernambuco. Hoje em dia, não tem mais tanto aluno do Recife, como ocorria em 2009, por exemplo. Praticamente, é todo mundo do interior. A gente conseguiu chegar no nosso objetivo, que é interiorizar realmente a Universidade Federal de Pernambuco. Isso dá muita felicidade para a gente”, destacou ela, que usou ainda um trecho da música “Aquarela”, de Toquinho, para se referir aos sonhos que serão realizados pelos estudantes em sua trajetória acadêmica e profissional.
Natural de Vitória de Santo Antão, Leticia Gabrielly Almeida fará Nutrição no CAV
O diretor do CAV, José Antônio Santos, deu as boas-vindas a todos e todas e mencionou a presença de alunas de Angola e de São Tomé e Príncipe, que estão no CAV por meio do PEC-G, projeto de internacionalização do governo federal. “Somos todos da UFPE e temos orgulho de ser a Universidade Federal do Pernambuco. Parabéns a todos que estão ingressando aqui”, disse ele, pedindo desculpas pelos transtornos causados pelas obras de expansão do CAV. “A gente fica muito feliz quando vê uma retroescavadeira passando pela frente do CAV”, brincou ele, agradecendo o empenho do reitor e de toda a equipe de gestão pelos investimentos que estão sendo feitos para a ampliação da oferta de cursos e melhoria da infraestrutura do centro acadêmico.
Em sua fala aos estudantes, a pró-reitora para Assuntos Estudantis, Cinthia Alves, abordou as ações voltadas para a permanência do estudante na Universidade, estando perto de quem precisa mais de apoio e assistência. Ela destacou que o governo federal transformou o decreto que regia a assistência estudantil na Lei 14.914, constituindo agora um direito dos estudantes. Ela aproveitou para pedir que todos os estudantes se dediquem às atividades acadêmicas sem esquecer de cuidar da saúde, das relações pessoais e familiares.
A pró-reitora de Graduação, Magna Silva, enfatizou o sentimento de pertencimento que todos que fazem a UFPE devem ter. “Esse deve ser o sentimento que deverá invadir o coração de vocês, para fazer com que vocês se sintam a UFPE na essência. A UFPE que não baixa a cabeça para qualquer coisa, que é determinada, que tem disponibilidade e disposição para lutar por seus objetivos, por querer se tornar um profissional de sucesso, por querer se formar e ter uma empregabilidade”, disse ela, pedindo que os estudantes abracem o curso que escolheram com “sangue nos olhos”. “Parabéns pela escolha que vocês fizeram, pela UFPE. Parabéns por terem passado por um processo seletivo rigoroso, e desejamos que vocês concluam o curso. Daqui a algum tempo, a gente vai se encontrar e vocês estarão nas residências, nos mestrados, nas especializações, nos doutorados, se Deus quiser”, concluiu ela.
PRESENÇA – Também participaram do evento as pró-reitoras de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Bruna Carvalho, e de Extensão, Conceição Reis; a diretora de Gestão Acadêmica da Prograd, Shirley Cristiane Monteiro da Silva; a diretora de Finanças e Infraestrutura de Graduação, Lara Colognese Helegda; a diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Luciana Pedrosa, representando a pró-reitora de Pós-Graduação; a diretora de Qualidade de Vida da Progepe, Germana Rodrigues; a diretora de Gestão Patrimonial e Documental da Pró-Reitoria de Administração, Rosana Medeiros Ferreira; Wellinson Vaz, da Secretaria de Programas de Educação a Distância e Digital; o secretário de Gestão de Esportes e Lazer, Vilde Menezes; a ouvidora-geral Geyza D´Ávila; o superintendente de Infraestrutura, Manoel de Castro; o diretor de Fiscalização e Convívio Urbano, Nestor Alves; e a superintendente de Comunicação, Luciana Souza Leão. Estiveram presentes ainda coordenadores e docentes dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física, Enfermagem, Ciências Biológicas e Nutrição do CAV.
*Fotos de Luciana de Souza Leão / Ascom UFPE