Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Exposição Foto Preta celebra identidade e cultura negras em Pernambuco
Notícias Notícias
Exposição Foto Preta celebra identidade e cultura negras em Pernambuco
Mostra, com entrada gratuita, pode ser vista na Galeria Capibaribe
A força, a diversidade e o protagonismo da fotografia negra em Pernambuco ganham destaque na Exposição Foto Preta, em cartaz na Galeria de Arte Capibaribe, localizada no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. A mostra é gratuita e reúne 20 artistas negros de diferentes regiões do estado. As obras podem ser vistas até 17 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Com curadoria do fotógrafo e artista visual pernambucano Ronald Cruz, a exposição apresenta obras de artistas de Barreiros, Belo Jardim, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paudalho, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife e Vitória de Santo Antão, contemplando as quatro macrorregiões pernambucanas. Os trabalhos foram selecionados a partir de uma chamada pública exclusiva para fotógrafos negros, profissionais ou amadores, que retratam temáticas afrocentradas e celebram a identidade, a cultura e o pertencimento negro.
“A fotografia negra pernambucana aqui presente é um ato de Ubuntu, pois nasce da potência coletiva; e um exercício de Sankofa, ao remeter ao resgate como forma de futuro. A escolha de terra, fogo, água e ar responde a uma escuta histórica e sensorial: a terra é chão e ancestralidade; o fogo é rito e transformação; a água é a linha que conecta África e América, memória em movimento; o ar é voz, palavra e sopro comunitário. Esses elementos costuram território, liturgia e história — são instrumentos para ler e reescrever o presente”, explica o curador Ronald Cruz.
Todas as obras da exposição contam com audiodescrição e atividades com tradução simultânea em Libras, reforçando o compromisso da Foto Preta com a acessibilidade e inclusão.
Programação
Durante esta primeira semana de visitação, a mostra promove uma programação especial dedicada à formação e ao debate sobre a fotografia preta. Nesta quarta-feira (19), às 9h, na Galeria Capibaribe, ocorre a oficina “Foto Preta, Olhar Atento”, que aborda mediação cultural, raça, território, ancestralidade e representação. Os participantes vão desenvolver um repertório teórico e prático voltado à valorização de autorias negras e à reflexão sobre estruturas de poder. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário on-line.
Ainda na quarta-feira (19), às 14h30, o público pode participar de um bate-papo com o curador e artistas da exposição no Miniauditório 2 do CAC.
A Exposição Foto Preta foi contemplada nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.