Notícias Notícias

Voltar

Estudante da UFPE é premiada no 4º Concurso de Canto Natércia Lopes e no 18º Concurso Estímulo para Cantores Líricos

A artista faz o último semestre do Bacharelado em Música da UFPE

A cantora Vanessa de Melo conquistou dois prêmios em eventos nacionais nos últimos dias: o de Canção de Câmara de Antônio Carlos Gomes no 18º Concurso Estímulo para Cantores Líricos, promovido em Campinas (SP), e o 1º lugar no 4º Concurso de Canto Natércia Lopes, realizado em Vitória (ES). A artista está fazendo o último semestre do curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), após ter estudado por seis anos no Conservatório Pernambucano de Música.

“Que prazer enorme receber esse prêmio tão honroso, vindo de um lugar que visa exaltar e divulgar a obra desse compositor tão importante na cena erudita, e que saiu de nossa terra para o mundo! E que maravilha poder contar com profissionais tão queridos e extremamente competentes ao meu lado!’”, escreveu Vanessa de Melo nas redes sociais ao celebrar o resultado no concurso promovido na cidade do interior paulista.   

Por causa dessa conquista, a soprano pernambucana participou de um concerto da Orquestra Sinfônica de Campinas junto aos outros três solistas vencedores da edição: Tamara Pereira (SP), Melhor Voz Feminina, Flávio Mello (RJ), Melhor Voz Masculina, e Isabella Luchi (SP), Melhor Intérprete de Ópera de Antônio Carlos Gomes. 

A apresentação na cidade do interior paulista ocorreu no dia 20 de setembro. Na ocasião, Vanessa voltou a cantar as duas músicas que tinha apresentado na final do concurso, acompanhada ao piano: a ária “Mia Piccirella”, da ópera “Salvator Rosa”, e a canção “Mon Bonheur”.

“Como qualquer atleta de elite, competições são importantes para testar nossas capacidades, ao mesmo tempo que servem para divulgar o nosso trabalho, nos expondo para o cenário musical nacional e internacional”, avalia Vanessa de Melo.

Antes da experiência em Campinas, Vanessa celebrou o resultado no 4º Concurso de Canto Natércia Lopes. “É indescritível a sensação de receber o reconhecimento justo de tanto trabalho, tanto esforço, tanta luta que eu tenho vivido a minha vida inteira pela música! E é essa emoção que transborda em mim que eu tento transmitir à minha plateia sempre que estou em função da arte”, escreveu a soprano nas redes sociais.

A artista continuou: “Obrigada toda a equipe de jurados e da produção desse evento incrível, a todos os professores e grandes profissionais que me lapidaram durante os 10 anos de minha jornada musical, aos meus amigos que estão ao meu lado e me incentivam sempre, e à minha querida família que me apoia e sonha junto comigo!”. 

Vanessa coloca a cidade de Vitória como um lugar especial na jornada dela, começando pela participação no Vitória Ópera Estúdio em 2023 e incluindo a chegada às semifinais do 3º Concurso de Canto Natércia Lopes (em 2024). Para o retorno à competição em 2025, a artista preparou um repertório diversificado, de acordo com os requisitos específicos do edital do concurso.

“Uma canção brasileira, ‘Canção de amor’ de Heitor Villa-Lobos, e uma ária de ópera estrangeira, ‘Chi il bel sogno di Doretta’, da ópera La Rondine, do compositor italiano Giacomo Puccini, foram as minhas escolhas para a fase semifinal. E para a fase final foram exigidas três peças: uma ária de ópera brasileira em vernáculo, ‘A Cavatina de Joanna”, da ópera ‘Joanna de Flandres’, de Carlos Gomes; uma ária de ópera estrangeira, ‘Willow Song’, da ópera americana ‘The Ballad of Baby Doe’, de Douglas Moore, e uma canção estrangeira, o lied ‘Gretchen am Spinnrade’ de Franz Schubert. Faz parte também da premiação eu voltar à Vitória em novembro, para me apresentar com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, dessa vez, levando um outro repertório a ser escolhido pelo maestro da orquestra, que fez parte da banca de jurados durante o concurso”, adianta Vanessa de Melo.

EVENTOS DA UFPE – É possível que leitores deste texto já tenham assistido a alguma apresentação de Vanessa de Melo na UFPE. Assim como outros estudantes do curso de Música, ela tem se apresentado em solenidades como posses e cerimônias para outorga de títulos honoríficos (como ocorreu na entrega do título de professora emérita para a pesquisadora Maria Eliete Santiago).

“Ter me cadastrado na bolsa de eventos da UFPE foi de extrema importância para o treino de palco ser constante nessa reta final do curso, tendo essa experiência uma participação fundamental na minha desenvoltura perante um grande público, além do fato de me tornar conhecida dentro da minha própria universidade”, avalia a artista.

Mais informações
Vanessa de Melo no Instagram @vanessademelo

Data da última modificação: 23/10/2025, 16:39