Notícias Notícias

Voltar

Curta-metragem Os Ursos e Nós tem lançamento nesta sexta (24), no CAC

A obra foi filmada em São Lourenço da Mata, Camaragibe e Recife

Uma das expressões mais características do Carnaval pernambucano, o urso é tema do filme “Os Ursos e Nós”, da professora do curso de Dança e colaboradora da Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE Maria Acselrad. A obra tem lançamento nesta sexta-feira (24), às 19h, no Auditório Professor Evaldo Coutinho, no Centro de Artes e Comunicação (CAC). O evento é aberto ao público.

O curta-metragem, um ensaio etnográfico e sensorial sobre essa tradição ainda pouco conhecida em sua diversidade e intensidade, foi filmado em São Lourenço da Mata, Camaragibe e Recife e apresenta o resultado de um projeto de extensão apoiado pelo Edital Pibext 2024. A obra contou com os trabalhos de uma equipe formada por estudantes, egressos e técnicos da UFPE. Teve ainda a colaboração de professores do Departamento de Música e do curso de Cinema e Audiovisual e apoio do Laboratório de Imagem e Som (LIS). A realização é do grupo “Pisada: pesquisas em dança e antropologia”. 

Abraço de Urso
Ainda sobre a temática, neste sábado (25), às 18h, a Praça da Várzea recebe a performance Abraço de Urso, na qual cinco mulheres brincam de ser ursas que sonham em ser mulheres. A apresentaçao, concebida e dirigida pela professora Maria Acselrad, conta com a colaboração e interpretação de estudantes e egressos da UFPE, a exemplo de Cauet da Silva, Juliana Zacarias, Hállida Araújo e Rayana Santana, além da própria Maria Acselrad. A performance tem duração de 40 minutos e classificação livre.

A partir do diálogo entre dança, música e teatro de formas animadas, o trabalho inspira-se no livro “Escute as Feras”, de Nastassja Martin, e na tradição popular dos Ursos e La Ursas de comunidades periféricas da Região Metropolitana do Recife para discutir os limites entre natureza e cultura, humano e animal.

A direção musical é do professor Sergio Godoy, do Departamento de Música da UFPE. A concepção das máscaras e figurinos é de Paula Nestorov e Fabio Caio – que também colaborou como orientador na técnica de manipulação. O trabalho, uma realização do “Pisada: pesquisas em dança e antropologia”, teve apoio do Programa de Estímulo à Cultura da Superintendência de Cultural (Supercult) da UFPE.

Data da última modificação: 23/10/2025, 16:59