Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Colégio de Aplicação celebra acordo de cooperação com Embaixada da França
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Colégio de Aplicação celebra acordo de cooperação com Embaixada da França
O programa vai fortalecer aprendizagem da língua francesa por meio de projetos, eventos e formação continuada

O Colégio de Aplicação da UFPE (CAp) promove, no próximo dia 18, um evento para celebrar a assinatura do acordo de cooperação “Programa FrancEscola”, firmado entre a Embaixada da França no Brasil e a UFPE. O programa visa fortalecer o ensino e aprendizagem da língua francesa na instituição por meio de projetos interdisciplinares, eventos culturais, formações didáticas e disponibilização de recursos pedagógicos. O evento será realizado nas próprias dependências do colégio, a partir das 10h30. Na ocasião, os estudantes do CAp que conquistaram o primeiro lugar no concurso nacional Kamishibaï Plurilíngue, promovido pelo Institut Français, receberão certificados e o Consulado Geral da França fará uma doação de livros ao colégio.
Esta é a segunda vez que o Colégio de Aplicação conquista o primeiro lugar em três edições do concurso nacional Kamishibaï Plurilíngue, o que reforça o destaque do CAp e da UFPE na promoção do ensino de línguas e na valorização da interculturalidade no ambiente escolar. O Programa FrancEscola, firmado entre o CAp e a embaixada da França no Brasil, envolverá formação contínua de professores de disciplinas não linguísticas, preparação de alunos para provas de proficiência e promoção de um ambiente francófono.
A partir da cooperação, o colégio deverá ampliar a oferta do ensino em francês de disciplinas não linguísticas e a oferta de aulas de francês para outros alunos. A embaixada, por sua vez, oferecerá bolsas de estudo na Aliança Francesa de Recife para professores do colégio e isenção de taxas de inscrição em exames de proficiência. O programa também abrange atividades extracurriculares em língua francesa, incentivo a projetos profissionais, a futura mobilidade e disponibilização de recursos pedagógicos.