Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Aluna egressa da UFPE tem TCC selecionado para a II Mostra Brasileira de Design da Informação

O projeto de Natalie investiga as conexões entre Design, Física e Biomimética

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Natalie Chaves Vasconcelos Santos, bacharel em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi um dos 30 projetos selecionados na categoria “estudante/acadêmico” para integrar a II Mostra Brasileira de Design da Informação (MBDI), promovida pela Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI). A seleção, divulgada em 15 de setembro, ocorreu durante o Congresso Internacional de Design da Informação (Cidi), evento que reuniu produções acadêmicas e profissionais de destaque de todo o país. A mostra, que tem caráter on-line, exibe os trabalhos selecionados por meio do site da SBDI.

O projeto de Natalie, intitulado “Explorando a Cimática como inspiração na produção de uma coleção de ladrilhos hidráulicos baseados na vocalização de aves: uma abordagem interdisciplinar”, investiga as conexões entre Design, Física e Biomimética. A pesquisa utilizou o Experimento de Chladni, pertencente à área da Cimática, para gerar padrões visuais a partir das frequências sonoras das vocalizações de aves do Nordeste brasileiro, transformando sons em formas gráficas.

Realizado com o apoio do Departamento de Física da UFPE, o trabalho envolveu uma série de experimentações técnicas. Diante de dificuldades com as placas metálicas usadas no experimento, a ex-aluna desenvolveu soluções criativas que permitiram o avanço da pesquisa. O resultado foi uma coleção de ladrilhos hidráulicos inspirada na identidade sonora de quatro espécies de aves: Ararinha-Azul, Atobá-de-Pé-Vermelho, Jacucaca e Surucuá-de-Barriga-Vermelha, cada uma com padrões gráficos únicos, derivados das características bioacústicas de seus cantos.
Sob a orientação da professora Eva Rolim Miranda, o TCC destaca o papel do Design como campo interdisciplinar, capaz de dialogar com diferentes áreas do conhecimento e propor novas formas de representação visual. “Mais do que o produto final, este projeto se traduziu em valorizar e reconhecer a presença do design como uma prática que transita entre diferentes áreas do saber, indo além da percepção visual humana”, afirmou Natalie.

A II Mostra Brasileira de Design da Informação busca dar visibilidade a projetos inovadores que exploram o potencial comunicativo e expressivo do design em contextos diversos. O trabalho de Natalie Chaves reforça o compromisso da UFPE com a formação de profissionais criativos, críticos e integradores do conhecimento científico, artístico e tecnológico.

A exposição pode ser acessada no site oficial da Mostra. O TCC de Natalie Chaves Vasconcelos Santos está disponível no repositório da UFPE, o Attena.

Fecha de la última modificación: 28/10/2025, 16:26