Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Abertas as inscrições para o Pibic/Facepe 2026
Asset Publisher Asset Publisher
Abertas as inscrições para o Pibic/Facepe 2026
O programa reserva vagas para jovens doutores e amplia ações afirmativas
*Com informações da Facepe
Estão abertas as inscrições para o Edital nº 01/2026 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). A iniciativa é coordenada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), e vai disponibilizar 550 bolsas de Iniciação Científica para o período de agosto de 2026 a julho de 2027. As propostas deverão ser submetidas exclusivamente pelos professores orientadores até o dia 13 de março, por meio do Ambiente de Gestão da Informação e Logística da Facepe (AgilFAP). O programa conta com investimento total de R$ 5,28 milhões.
Entre os requisitos exigidos para ser bolsista, é preciso estar regularmente matriculado do primeiro ao penúltimo período em uma instituição de ensino superior situada em Pernambuco. Na época da implantação (agosto/2026), deverá estar cursando, no máximo, o penúltimo período do curso, exceto para candidatos à renovação; ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades de pesquisa; e não acumular a bolsa concedida com qualquer outra proveniente deste ou de outros órgãos de fomento, exceto quando se tratar de bolsa de manutenção acadêmica, ou similar, nos moldes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), ou benefício do Prouni 100%. As bolsas, incluindo eventuais renovações, terão duração máxima de 12 meses e carga horária de 20 horas semanais. O valor mensal da bolsa é de R$ 800,00.
Nesta edição, o Pibic apresenta duas inovações voltadas à ampliação do acesso e ao fortalecimento da pesquisa científica no Estado. A primeira é a reserva de 30% das bolsas novas para jovens doutores, com até oito anos de doutoramento, contribuindo para a consolidação da carreira acadêmica desses pesquisadores. A segunda novidade é o fortalecimento das ações afirmativas, que passam a contemplar também alunas-mães de crianças com até seis anos incompletos, promovendo maior equidade no ambiente científico.
O Pibic tem como objetivo estimular pesquisadores produtivos a integrarem estudantes de graduação em projetos de pesquisa, ampliando a capacidade institucional de formação de profissionais altamente qualificados. A iniciativa também busca despertar a vocação científica entre os graduandos, incentivar talentos e introduzir os estudantes no domínio do método científico, por meio da vivência prática em atividades de investigação.