22.11.13

Medicina ocupa 1º e 2º lugares na concorrência do Vestibular UFPE 2014


PDF Imprimir E-mail
O curso de Medicina (Recife), pela quinta vez consecutiva, é o mais concorrido do Vestibular UFPE. A concorrência no processo seletivo de 2014 é de 30,2 candidatos/vaga (no exame passado, foram 35,3 candidatos/vaga). Em segundo lugar, está o curso de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru), oferecido pela primeira vez. A relação candidatos/vaga é de 24,6. A graduação em Direito mantém, na comparação ao exame passado, a terceira maior concorrência, com 16,9 candidatos/vaga (em 2013, foram 16,8 candidatos/vaga).
 
A quarta colocação é ocupada por Engenharia Civil (Caruaru), com 16,1 candidatos/vaga - no exame anterior, essa graduação foi a segunda mais concorrida, com 19,3 candidatos/vaga. A graduação em Fisioterapia (Recife) tem a quinta maior concorrência, com 13,8 candidatos/vaga, registrando queda em relação ao exame passado, quando teve a quarta maior concorrência, com 15,1 candidatos/vaga.
 
Um total de 40.452 feras disputam 6.607 vagas, distribuídas em 97 cursos no Campus Recife e nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru. Destas vagas, 4.897 são para livre concorrência e 1.710 (25,88%) destinadas ao sistema de cotas. Vale ressaltar que os estudantes cotistas só vão disputar as vagas do sistema de cotas caso não obtenham nota suficiente para ficar no grupo de livre concorrência.
 
COTAS - A concorrência das vagas reservadas ao sistema de cotas não inclui 3.777 candidatos que deixaram de declarar, no ato da inscrição, a que grupo cotista pertencem. Esses candidatos deverão informar o grupo durante a fase de apresentação de documentos, válida para todos os cotistas, antes da divulgação do listão. No dia 23 de dezembro, será no divulgado, no site da Covest, o edital de convocação com a data, o local e o horário para apresentação dos documentos comprobatórios.
 
 
 
PERFIL - Do total de inscritos, 25.008 feras integram o grupo da livre concorrência e 15.444 são cotistas. Pernambuco é o Estado brasileiro com maior número de inscritos, com 37.909 candidatos. No Nordeste, os destaques são Paraíba (560 inscritos), Bahia (414 inscritos) e Ceará (260 inscritos). São Paulo é o Estado fora da Região Nordeste que tem o maior número de candidatos (354 pessoas). 
 
A isenção da taxa de inscrição foi concedida a 10.170 pessoas. A maioria dos candidatos ao processo seletivo é, novamente, do sexo feminino. São 23.457 mulheres e 16.995 homens inscritos.
 
As provas da segunda etapa serão aplicadas nos dias 8 e 9 de dezembro. A primeira etapa equivale à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, cujas provas foram aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.
 
Antes da realização das provas da segunda etapa, os candidatos deverão imprimir, no período de 4 a 7 de dezembro, o Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI), site da Covest. No documento consta o local de realização das provas.
 
Na segunda etapa do Vestibular 2014, os candidatos serão submetidos a duas provas por dia de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido. A duração de cada dia de provas será de quatro horas. A redação da prova de Português 1 será aquela realizada no Enem 2013. A nota será a informada pelo Ministério da Educação (MEC), convertida para uma escala de zero a oito pontos. Apenas os candidatos ao curso de Química (Grupo IX) serão submetidos à terceira etapa.
 
 
SISU - A UFPE vai oferecer outras 55 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada - Sisu do Ministério da Educação (MEC). As oportunidades são para Oceanografia (Recife) - 25 vagas e Estatística (Recife) - 30 vagas. O período de inscrições no Sisu para 2014 ainda não foi divulgado.
 

Compartilhar