06.11.13

I Encontro Internacional PEC-G e PEC-PG no Brasil será nos dias 27 a 29

Os participantes dos Programas de Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Pós-Graduação (PEC-PG) participam do I Encontro Internacional PEC-G e PEC-PG no Brasil, de 27 a 29 deste mês, no Campus Recife da UFPE. O evento, cujo tema é “Realidades dos estudantes do PEC-G e PEC-PG no Brasil: debates, reflexões e ajustes”, reunirá gestores, estudantes, professores e pesquisadores para rediscutir diretrizes dos programas no processo da internacionalização das instituições de ensino superior.

Para a comissão organizadora, o encontro representa um importante espaço para compartilhar estratégias de acolhimento e potencialidades sentidas entre grupos, países e continentes. Como produto final do evento, será entregue aos convidados o documento construído a partir das diversas experiências espalhadas no país, com o intuito de garantir maior participação dos estudantes no acompanhamento do PEC-G e PEG-PG.

Participam do evento os embaixadores de Guiné-Bissau, Cabo-Verde, Congo, Colômbia e Angola, além de representantes do Ministério da Educação, Itamaraty, Departamento de Estrangeiros, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, União Nacional dos Estudantes, Associação Nacional de Pós-Graduandos e do Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Representantes da UFPE também estarão presentes.

Os estudantes dos convênios estabelecidos com a UFPE, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), o Laboratório de Estudos da Cultura Contemporânea (LEC) e a Associação de Pós-Graduandos (APG) da instituição, realizam o evento na UFPE.

PROGRAMAS – O PEC-G e o PEC-PG oferecem oportunidades de formação inicial no ensino superior, de qualificação de professores, pesquisadores, profissionais e graduados de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos culturais e educacionais.

Hercilia Melo do Nascimento