02.05.13

Matrícula dos veteranos para o semestre 2013.1 será de 9 a 14 deste mês

A matrícula dos alunos veteranos de graduação – semestre letivo 2013.1 – será realizada no período de 9 a 14 deste mês. O prazo é válido para estudantes vinculados aos campi Recife, Vitória e Agreste (Caruaru). O procedimento será realizado via internet, pelo sistema Sig@. As aulas para veteranos e novatos da UFPE começam no dia 20 de maio. O edital de matrícula pode ser consultado no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), link Matrícula Acadêmica.

Alunos vinculados ao Centro de Artes e Comunicação (CAC), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação (CE) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Campus Recife, além do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), deverão solicitar a matrícula em componentes curriculares, de 9 a 14 de maio.

Estudantes dos cursos do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Informática (CIn) e Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife, deverão solicitar a matrícula em componentes curriculares, de 11 a 14 de maio. Esse prazo também é válido para os graduandos do Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Vale ressaltar que, no dia 14 de maio, a matrícula será encerrada às 16h. A matrícula dos alunos retardatários de todos os cursos da UFPE será realizada, nos dias 23 e 24 de maio, até as 16h.

A UFPE disponibilizará computadores com acesso à internet, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados, nos seguintes locais e períodos: Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), no Campus Recife – de 9 a 13 de maio, nos turnos da manhã, tarde e noite, e dia 14 de maio, nos turnos da manhã e tarde; CAV – de 9 a 14 de maio, nos turnos da manhã e tarde; e CAA – de 9 a 13 de maio, nos turnos da manhã, tarde e noite, e dia 14 de maio, nos turnos da manhã e tarde.

Quem perder o prazo de matrícula em componentes curriculares não poderá cursá-los, exceto estágio supervisionado, monografia ou semelhantes. Para que o estudante não perca definitivamente o vínculo com a Universidade, ainda será possível realizar o trancamento do semestre ou matrícula vínculo, de 20 a 29 de maio, até as 16h. Ambos os procedimentos são irreversíveis, ou seja, uma vez confirmados não podem ser anulados.

De acordo com a Resolução nº 03/2008 do Conselho Universitário, só é possível realizar o trancamento de, no máximo, quatro semestres letivos, além de mais dois semestres de matrícula vínculo, nesta ordem. A partir deste limite, o estudante só poderá realizar matrícula em componentes curriculares.

INGRESSANTES – A matrícula em componentes curriculares obrigatórios referentes ao primeiro período acadêmico do curso será realizada automaticamente. A matrícula em disciplinas eletivas ou optativas deverá ser solicitada pelo ingressante, no sistema Sig@, no período de 20 a 29 de maio, até as 16h, sob orientação da coordenação do curso ou de área. A dispensa em componentes curriculares deverá ser solicitava na coordenação do curso e/ou da área.

ISOLADAS – A oferta de disciplinas isoladas ocorrerá apenas no Campus Recife. A autorização para a solicitação de matrícula em disciplinas isoladas deverá ser realizada na Escolaridade do curso ou da área que oferece o componente curricular, conforme o seguinte cronograma: dia 20 de maio – para alunos regulares e veteranos da UFPE; dia 21 de maio – para alunos desvinculados da UFPE há, no máximo, cinco anos, alunos vinculados a cursos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e portadores de diplomas; dia 22 de maio – para retardatários.

O estudante deverá preencher o formulário de inscrição com a solicitação desejada e, após autorização da coordenação do seu curso, entregar o documento na Coordenação do Corpo Discente. As regras e o formulário de inscrição estarão disponíveis no Corpo Discente e no site da Proacad. Alunos ingressantes em 2013.1 não poderão solicitar matrícula em isoladas.

112 visitantes online | 2930 visualizações