05.07.12

Pibid UFPE é ampliado e passa a ter 18 projetos

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) 2011 da UFPE foi ampliado e passa a contar com 18 projetos. O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que realizam atividades em escolas públicas, fortalecendo o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. O Pibid UFPE atua nos campi Recife, Vitória e Caruaru, envolvendo 190 estudantes de Licenciaturas, 20 docentes da UFPE e 37 professores (supervisores) de oito escolas das redes estadual e municipal de ensino.

Os cursos envolvidos são Letras/Português (Recife), Matemática (Recife e Caruaru), Física (Recife e Caruaru), Química (Recife e Caruaru), Biologia (Recife e Vitória), Filosofia (Recife), Música (Recife), Teatro/Artes Cênicas (Recife), Artes/Plásticas e Visuais (Recife), Ciências Sociais/Sociologia (Recife), Geografia (Recife), Pedagogia (Recife e Caruaru), Interdisciplinar – Biologia/Física/Química (Recife).

De acordo com o coordenador institucional do Pibid UFPE, professor Sérgio Ramos, o programa toca três questões estruturais para a consolidação da nova cultura docente: qualificação progressiva da formação inicial, com destaque para o papel balizador da prática de ensino; inovação educacional; e integração interinstitucional. As atividades do programa envolvem a inserção no cotidiano escolar dos estudantes das Licenciaturas, com interações permanentes entre os professores formadores e em formação continuada da rede pública e professores formadores da Universidade. Desta forma, é possível conhecer e atuar na realidade escolar, em sintonia com a dinâmica cotidiana.

A ideia é pensar a prática, com intervenções e perspectivas inovadoras, com ênfase numa produção de saber pertinente, significativo e interdisciplinar. Na UFPE, o projeto teve início em agosto de 2011 e a conclusão está prevista para julho de 2013, com possibilidade de prorrogação. A coordenação de Gestão Pedagógica está sob a responsabilidade da professora da UFPE Eleta Freire.

Para Sérgio Ramos, o Pibid representa a inserção definitiva da Capes na política pública de formação docente, privilegiando a formação de qualidade. “Além de ter implementado políticas emergenciais e compensatórias, a Capes pretende que o Pibid se consolide como uma política transformadora, isto é, efetivamente formativa, frente ao cenário de demandas exigentes e urgentes da formação de professores”, diz o professor.

Professor Sérgio Ramos
Professora Eleta Freire