ANO LETIVO // Lições para começar o ano letivo bem


PDF Imprimir E-mail

30.01.2011

Diário de Pernambuco – Vida Urbana

Lições para começar o ano letivo bem
Especialistas orientam que concentração na volta às aulas é decisiva para um resultado positivo
Mirella Marques
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Na maioria das escolas particulares, a volta às aulas está programada para esta semana. O que muitos pais não sabem é que a preparação para o momento influencia diretamente o bom desempenho do aluno durante todo o ano letivo. Duvida? Segundo os educadores, fazer com que a criança perceba que as férias acabaram e que agora é a hora de se concentrar faz maravilhas aos estudos. E isso significa voltar à rotina de dormir cedo e acordar cedo, regular a alimentação e ter horários para brincar e para estudar. A participação dos filhos durante a arrumação da mochila e das fardas também ajuda a criar o ´clima` volta às aulas de forma leve e divertida. Como resultado, muitos boletins com notas azuis. 
 
De acordo com a professora do departamento de psicologia e orientação educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cristiany Morais, os cuidados com a volta às aulas indicam que os pais se importam e se preocupam com a vida escolar dos pequenos. O que aumenta a auto-estima e a confiança dos alunos. ´Com o apoio dos pais, tudo fica mais fácil. Sem falar na questão da afetividade, já que a criança vai se sentir querida ao perceber que os adultos se importam com seus compromissos`, explica.

O ideal é preparar as crianças psicologicamente uma semana antes do início das aulas. Esse tempo é necessário para a readaptação da rotina da família. Por isso mesmo, deve haver moderação das brincadeiras e dos horários de lazer. É preciso reservar tempo livre para o estudo, o que não acontece no período de férias. Que tal chamar os filhos para arrumar a mochila? É uma forma descontraída de envolver os pequenos nos preparativos.

Personagens favoritos
Outra forma de atrair a atenção é comprar o material baseado no personagem favorito do filho. ´Ele vai ficar ansioso para usar o novo lápis colorido com o desenho do Ben 10. E essa vontade acaba sendo um atrativo a mais para a escola`, garante. Essa é a aposta da auditora Manuela Marinho, de 34 anos, mãe de Júlia, 8, Carolina, 6, e Eduarda, de um ano e dez meses. Para incentivar a ´tropa` este ano, ela investiu em material com ilustrações de bonecas e bichinhos. ´Elas adoram e ficam ansiosas. Agora, a febre é a Jolie. Comprei caderno e estojo da boneca, tudo em cor-de-rosa`, afirma.

Manuela é o exemplo de mãe organizada. Suas três filhas já estão mais do que preparadas para a volta às aulas, que começam na próxima terça no Colégio Apoio, em Casa Amarela. Desde a semana passada, as meninas estão praticamente acordando no horário de ir para o colégio. As mochilas, inclusive, já estão preparadas.

Conversa
Para a educadora Cristiany Morais, antes da volta às aulas os pais devem conversar com seus filhos sobre a nova série. É sempre bom informar desafios e quais assuntos serão mais relevantes naquele ano. Assim, a criança pode entender o que a espera e diminuir os níveis de estresse e ansiedade. ´O importante é manter um tom calmo, sem alarde`, ensina.

"Elas adoram e ficam ansiosas. Agora, a febre é a Jolie. Comprei caderno e estojo da boneca, tudo em cor-de-rosa` Manuela Marinho, auditora


Saiba mais

Volta às aulas nota 10

As crianças precisam entender que o período de férias acabou. E que precisam voltar à rotina de sono e de alimentação

Nesta semana, elas devem dormir e acordar cedo para ir à escola ou estudar. Os pais devem evitar televisão ligada até altas horas

A temporada de refeições regadas a refrigerante acabou!

A alimentação balanceada é fundamental

As brincadeiras e os horários de lazer devem ser moderados. Até porque é preciso deixar um tempo livre para os estudos

Lembre-se que de nada vai adiantar a volta das regras se os adultos não conseguem cumpri-las

Os pais dos alunos novatos devem levá-los à nova escola meses antes da volta às aulas. Eles precisam se ambientar

É importante que a criança participe da organização do material e da escolha do fardamento

Fonte: Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Compartilhar

 

161 visitantes online | 649 visualizações

[ voltar ]