24.05.10

Projeto Coração Saudável recruta idosos portadores de hipertensão arterial

O Departamento de Fisioterapia da UFPE, em parceria com o Núcleo de Educação Física e Desportos da Universidade, está desenvolvendo, desde fevereiro deste ano, o Projeto Coração Saudável – Programa de Reabilitação Cardiovascular para Pacientes Idosos Portadores de Hipertensão Arterial. Coordenado pela professora Patrícia Érika Marinho e desenvolvido por alunos dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Nutrição, o programa é direcionado para homens e mulheres com idade a partir de 60 anos e visa à melhora do condicionamento físico e à orientação nutricional.

Após passar por uma avaliação física, os idosos são submetidos ao programa de condicionamento, composto por treinamentos aeróbicos e atividades para fortalecimento dos ossos e flexibilidade. Concomitantemente, recebem aulas educativas e orientação nutricional, em que aprendem a entender melhor o que é a hipertensão, quais seus fatores de risco e como tratá-la. Descobrem, ainda, o valor dos nutrientes dos alimentos e qual o tipo de alimentação mais saudável e adequada à sua enfermidade.

Além da hipertensão, o projeto aborda problemas como o sedentarismo, o estresse e o diabetes, que, geralmente estão associados à doença. “Nosso objetivo é levar esclarecimento a esses pacientes, para que eles possam melhorar sua qualidade de vida”, explica a professora Patrícia Marinho.

O “Coração Saudável” está aberto a todos os idosos que não possuam histórico de infarto e que controlem a hipertensão através de medicamentos. Para fazer parte é necessário entrar em contato diretamente com a professora no Departamento de Fisioterapia ou no Laboratório de Fisioterapia Cardiorrespiratória da Universidade. Aqueles que se interessarem vão participar das atividades durante seis meses.

68 visitantes online | 663 visualizações