24.05.10

Projeto Coração Saudável recruta idosos portadores de hipertensão arterial


PDF Imprimir E-mail

O Departamento de Fisioterapia da UFPE, em parceria com o Núcleo de Educação Física e Desportos da Universidade, está desenvolvendo, desde fevereiro deste ano, o Projeto Coração Saudável – Programa de Reabilitação Cardiovascular para Pacientes Idosos Portadores de Hipertensão Arterial. Coordenado pela professora Patrícia Érika Marinho e desenvolvido por alunos dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Nutrição, o programa é direcionado para homens e mulheres com idade a partir de 60 anos e visa à melhora do condicionamento físico e à orientação nutricional.

Após passar por uma avaliação física, os idosos são submetidos ao programa de condicionamento, composto por treinamentos aeróbicos e atividades para fortalecimento dos ossos e flexibilidade. Concomitantemente, recebem aulas educativas e orientação nutricional, em que aprendem a entender melhor o que é a hipertensão, quais seus fatores de risco e como tratá-la. Descobrem, ainda, o valor dos nutrientes dos alimentos e qual o tipo de alimentação mais saudável e adequada à sua enfermidade.

Além da hipertensão, o projeto aborda problemas como o sedentarismo, o estresse e o diabetes, que, geralmente estão associados à doença. “Nosso objetivo é levar esclarecimento a esses pacientes, para que eles possam melhorar sua qualidade de vida”, explica a professora Patrícia Marinho.

O “Coração Saudável” está aberto a todos os idosos que não possuam histórico de infarto e que controlem a hipertensão através de medicamentos. Para fazer parte é necessário entrar em contato diretamente com a professora no Departamento de Fisioterapia ou no Laboratório de Fisioterapia Cardiorrespiratória da Universidade. Aqueles que se interessarem vão participar das atividades durante seis meses.

Mais informações
(81) 2126.8496
(81) 2126.8490

Compartilhar

 

68 visitantes online | 663 visualizações

[ voltar ]