URBANA//Enfim, a data do resultado da UFPE

Longa Espera // Expectativa dos feras em relação ao listão acaba hoje, após o anúncio da divulgação das notas pela Covest

Os 44,5 mil feras que estão na expectativa pelo resultado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terão uma definição. A presidente da Covest, professora Lícia Maia, vai anunciar hoje pela manhã a data da divulgação do listão dos aprovados no Vestibular UFPE 2010. As notas do Enem, que serão adotadas de forma parcial pela instituição, chegaram à Covest na sexta-feira passada, um dia após o prazo esperado. O atraso na chegada dos resultados do exame nacional foi ocasionado por problemas técnicos do Inep/MEC. Mas agora as avaliações já estão nas mãos dos técnicos, que já começaram a calcular a média entre o desempenho dos estudantes no Enem e as notas nas 2ª fase da Federal.

Natália Arenas, 17 anos, está à espera do resultado. "Ainda bem que esse listão vai sair" Foto: Verônica Pascoal/Divulgação

"Nosso prazo era aguardar a nota do Enem até o dia 5. Como a divulgação foi antecipada, estamos tentando antecipar também o nosso resultado. Mas só vou informar a data da divulgação do listão no final da manhã desta segunda-feira", afirmou Lícia Maia. A presidente da Covest explicou que a Universidade Federal vai utilizar 30% da notade língua portuguesa, 15% da de matemática e 22,5% das de ciências humanas e ciências da natureza para compor a média do estudante.

Para Natália da Silveira Arenas, 17 anos, a espera foi longa demais. "Como se não bastasse nossa própria expectativa em relação ao vestibular, tivemos problemas demais. Houve o vazamento da prova do Enem, as datas foram modificadas e ficaram próximas da 2ª fase da Federal. Foi complicado. Ainda bem que esse listão vai sair", disse. Natália Arenas está concorrendo a uma vaga no curso de ciências políticas da UFPE. Pelo resultado do Enem e pelas provas da 2ª fase, acredita que tem chances de conquistar uma vaga. Ainda assim, fará a inscrição no curso de administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - a faculdade adotou integralmente a nota do Enem. "Tirei boas notas nas disciplinas. Na prova de redação, por exemplo, obtive 8,0, um resultado muito bom", adianta.

Nas outras federais - Quanto à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade doVale do São Francisco (Univasf), há feras que ainda têm dúvidas sobre a oferta de vagas nessas duas instituições que adotaram integralmente a nota do Enem. "Minha média no Enem ficou acima de 6,5. Pretendo usá-la para ingressar no curso de administração da UFRPE. Mas tenho dúvidas se com essa média posso ingressar na instituição já na primeira entrada, que é o que quero. Pois, se for para passar seis meses fora da universidade, vou tentar uma vaga em outra instituição", comentou a fera Maria Eduarda Torres, 16 anos.

A UFRPE oferece 2,1 mil vagas, todas apenas para a primeira entrada, para os campi do Recife, Garanhuns e Serra Talhada. O cálculo das notas é feito com pesos diferentes para cada curso. Já na Univasf, são 1.380 vagas também só para a 1ª entrada. E a nota é calculada ao se obter a média aritmética. Além disso, 50% das vagas são reservadas aos cotistas.

Para atender os alunos que não possuem computador, a Rural e a Univasf dispuseram terminais gratuitos para inscrição no Sisu. Na Univasf, são 20 computadores no campus de Petrolina (funcionamento das 8h às 11h30 e das 14h às 17h) e três no de Juazeiro, na Bahia (funcionamento das 8h às 17h). Em Dois Irmãos, a UFRPE abriu duas salas (Pró-reitoria de ensino de graduação e Departamento de Registro e Controle Acadêmico), além de laboratórios de informática nos campi de Serra Talhada e Garanhuns.

134 visitantes online | 2853 visualizações