14.10.08

Professor do Departamento de Contábeis é o novo diretor de Controladoria da UFPE

O professor Jeronymo José Libonati  tomou posse, ontem (14), na  Diretoria de Controladoria, Orçamento e Finanças da Pró-Reitoria de Panejamento (Proplan) da UFPE.  Jeronymo Libonati assume o cargo antes ocupado pelo professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, que passou a dirigir a recém-criada Pró-Reitoria de Gestão Administrativa.

Para o novo diretor, a Controladoria auxilia na tomada de decisões internas que envolvem orçamento, custos, evolução de despesas e receitas. O desafio é “otimizar a aplicação dos recursos da Universidade no desenvolvimento de suas atividades, apoiando gestores na fase de planejamento, execução e controle, objetivando eficiência nas atividades de pesquisa, ensino  e extensão”.

Mestre e doutor em Controladoria pela USP, Libonati é professor da UFPE desde o ano de 1991. Ocupou o cargo de diretor de Contabilidade e Finanças, entre os anos de 2004 e 2005; é vice-diretor do Centro de Ciências Sociais (CCSA), professor de Ciências Contábeis e Atuariais e pesquisador na área de Controladoria.

Ao dar posse ao novo diretor, o reitor Amaro Lins reafirmou o compromisso de criar mecanismos que cuidem do cumprimento das ações que envolvem normas de funcionamento e controle orçamentário para efetivação do planejamento, no que o professor Jeronymo Libonati pode contribuir sendo pesquisador e profundo conhecedor da área de Controladoria

O reitor destacou ainda o trabalho do professor Marcelo Jota Gomes, coordenador de Controle e Gestão, que “muito contribuiu para implantação da Controladoria”. Para Hermino Ramos, pró-reitor da Proplan, a Universidade está em posição superior à de anos atrás e buscando a transparência como exemplo para a sociedade com atos bem planejados, acompanhados e avaliados.

Sérgio Alves, diretor do Centro de Ciências Sociais (CCSA) enfatizou a importância do fortalecimento das atividades meio, o que favorece as atividades fins. Alves informou que o Conselho Departamental do Centro fez um voto de congratulação aos professores do CCSA que contribuem na administração da Universidade, entre eles, além do próprio Libonati, Hermino Ramos, Marco Tullio, Alaxandre Stamford e Marcelo Jota.

208 visitantes online | 704 visualizações